Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Tem sempre fome? Conheça estes truques que ajudam a reduzir o apetite

Tem sempre fome? Conheça estes truques que ajudam a reduzir o apetite

O excesso de apetite é um dos grandes inimigos das dietas. Por isso, reduzir a vontade de comer é meio caminho andado para conseguir controlar o peso. Veja de seguida 12 formas de reduzir o apetite.

Pinterest Google+
PUB

Coma proteína

Adicionar proteína à sua dieta pode fazê-lo sentir-se cheio mais facilmente, o que irá originar menos fome na refeição seguinte e, por conseguinte, ajudá-lo a perder peso.

 

Opte por comidas ricas em fibra

A fibra pode fermentar no intestino, resultando na produção de ácidos gordos que ajudam a promover a saciedade. Um estudo recente afirmou que acrescentar feijões, ervilhas, grão de bico e lentilhas às suas refeições pode aumentar a sensação de saciedade em 31%, comparativamente com refeições equivalentes que não contenham este tipo de alimentos.

 

Escolha sólidos em vez de líquidos

Os alimentos sólidos e líquidos afetam o apetite de forma diferente. Vários estudos concluíram que as pessoas que optam por snacks sólidos sentem menos fome, menos desejo de comer e uma maior sensação de saciedade, ao contrário do que acontece com os snacks líquidos. Além disso, os investigadores afirmam que o ato de mastigar lentamente pode também promover uma maior redução de apetite, visto ficar cheio com mais facilidade.

 

Beba café

Como tem sido mencionado ao longo dos anos, o café tem inúmeros benefícios para a saúde. Ao aumentar a libertação da hormona PYY no intestino, aumenta a sensação de estar farto (cheio). De acordo com o site Authority Nutrition, beber café, especialmente descafeinado, pode reduzir o apetite até três horas.

 

Beba água

Se a beber antes das refeições, pode ajudar a reduzir a fome. Além disso, se a beber depois das refeições pode ajudar a sentir-se cheio e, dessa forma, promover a perda de peso.

 

Coma chocolate preto

O sabor amargo do chocolate negro ajuda a diminuir o apetite e a vontade de comer doces. Alguns cientistas acrescentam que o ácido esteárico, presente no chocolate preto, pode ajudar a digestão lenta, fazendo-o sentir cheio.

 

Ingira gengibre

Este alimento está associado a vários benefícios para a saúde, tais como redução de náusea, da dor muscular, da inflamação e dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, e de acordo com pesquisas recentes, também é benéfico para reduzir a fome. Um estudo descobriu que o consumo de 2 gramas de pó de gengibre diluído no café da manhã ajuda a diminuir a fome logo após a refeição.

 

Apimente as refeições

Não é só o gengibre que é um aliado na perda de apetite e peso, mas também outras especiarias, como a capsaicina, encontrada nas pimentas, e capsiate, presente nos pimentões.

 

Exercite-se

Tanto exercícios de aeróbica, como de resistência, conhecidos por cardio, são igualmente eficazes na influência das hormonas responsáveis por transmitir ao cérebro a mensagem de que está cheio ou sem fome.

 

Ingira ómega 3

Ingira alimentos ricos em ómega 3, visto ter sido já provado em diversos estudos que uma dieta rica neste nutriente pode aumentar a sensação de saciedade após as refeições, quando existe um limite de consumo de calorias, especialmente indicado para a perda de peso.

 

Reduza o stress

Como já foi mencionado em artigos anteriores, o excesso de stress aumenta a hormona a ele associada, o cortisol. Essa hormona, quando em quantidades elevadas, tende a aumentar a vontade de comer mais e, normalmente – verdade seja dita – alimentos não muito saudáveis. Relaxe, através de meditação, ioga, pilates ou de uma música calma, e o seu corpo irá agradecer.

 

E, por fim, durma bem

O sono é essencial no equilíbrio do nosso organismo, como tal não descure dele ou quem sofre é o seu corpo que, durante o dia, pedirá mais comida. Dormir, pelo menos, sete horas diárias é o ideal para manter um corpo são em mente sã, como diz o ditado popular. (Fonte: Authorithy Nutrition)

 

VEJA TAMBÉM:

SUPER DIETA: OS VEGETAIS MAIS BAIXOS EM HIDRATOS DE CARBONO

SUMOS DE FRUTA E VEGETAIS: RECEITAS FRESCAS E NUTRITIVAS

DIETA PARA QUEM PASSA MUITO TEMPO SENTADO

OS MELHORES CHÁS PARA PERDER A BARRIGA

ALIMENTOS PRATICAMENTE SEM CALORIAS

 

 

 

 

Artigo anterior

O que é que o cérebro e os testículos têm em comum? Investigadores portugueses ajudam a descobrir

Próximo artigo

À descoberta de uma vila de Sintra diferente