Home»GLAMOUR»LUXOS»Trufa branca de 850 gramas vendida por 75 mil euros

Trufa branca de 850 gramas vendida por 75 mil euros

A seca que assola Itália e a pouca produção de trufas levou a que este ano se atingissem máximos históricos na ordem dos 6 mil euros por quilo.

Pinterest Google+

O licitante vencedor da maior trufa do leilão ‘Alba White Truffle’ deste ano, em Itália, pagou 75 mil euros por uma trufa de 850 gramas, revela a agência ‘Reuters’.

 

Alba, uma pequena cidade na região noroeste de Piemonte, é conhecida como a capital da trufa branca de Itália. Todos os anos, nesta altura, recebe a famosa Feira internacional de Trufas Brancas de Alba, que atrai cerca de 100 mil visitantes de todo o mundo que vêm comprar, vender e cheirar o famoso e requintado tubérculo.

 

Um dos momentos altos da feira é o leilão de trufas, que aconteceu no último domingo no Castelo Grinzane Cavour, com ligações via satélite ao vivo para Hong Kong e Dubai. O licitante vencedor da enorme trufa era de Hong Kong.

 

VEJA TAMBÉM: 13 MILHÕES DE EUROS: REVELADOS OS SAPATOS MAIS CAROS DO MUNDO

 

A já cara iguaria vê este ano os preços subirem ainda mais devido à seca que assola Itália e à redução da sua produção. «Não é um ano excecional. É um ano ruim, com preços muito altos e muito poucas trufas», diz à ‘Reuters’ o caçador e vencedor de trufas, Gianluca Sacchetto.

 

Ao longo dos últimos 25 anos, houve uma diminuição de 30 por cento na produção de trufas e, em alguns lugares, elas estão a desaparecer por completo. Quase dois terços das terras de Itália foram atingidas por uma seca prolongada este ano, custando à agricultura italiana milhões de euros, de acordo com a associação de agricultores Coldiretti. O fornecimento limitado de trufas brancas conduz inevitavelmente aos preços mais altos e este ano atingiu um máximo histórico com um preço médio de 6.000 euros por quilo.

 

 

Artigo anterior

Comer mais como os nossos antepassados iria melhorar a atual saúde humana

Próximo artigo

Os melhores mercados de rua do mundo