Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Trofoterapia: já conhece este conceito de alimentação inteligente?

Trofoterapia: já conhece este conceito de alimentação inteligente?

Alimentar-se é uma necessidade fisiológica de todo o ser vivo. Alimentar-se bem e com harmonia é, além de prazer, a chave para a cura de muitas doenças que atingem o ser humano da nossa atualidade.

Pinterest Google+

Trofo significa alimentação e terapia tratamento. Então, trofoterapia é uma alimentação saudável para a prevenção de doenças. Este conceito pretende equilibrar e harmonizar as funções do organismo de forma natural, através de uma dieta rica em nutrientes.

 

Utilizar os alimentos como fonte de cura é a base da trofoterapia. Um tratamento que parte de uma reestruturação alimentar para combater diversas doenças, transmissíveis ou não.

 

É uma forma de tratamento eficaz, mas também bastante regrada/condicionada. É condicionada porque tem regras. A pessoa tem, antes de mais nada, que se predispor a isso. E as pessoas de hoje não têm regras nem horários para nada, acabam por substituir as refeições tradicionais pelo fast food, o que acaba por prejudicar todo o tratamento. Se a pessoa quer chegar a um resultado, é preciso parar para pensar, e ter consciência do que precisa e deve fazer.

 

Veja também: Neofobia: a rejeição de novos sabores

 

Segundo o terapeuta Rubens Napole, não existem quantidades específicas de alimentos para se consumir, o importante é ingeri-los. No entanto, existem, sim, determinados alimentos que são recomendados para cada tipo de doença: vitaminas do complexo B e magnésio para a depressão, soja e os seus derivados para amenizar os efeitos da menopausa, vitamina C para prevenir as gripes, etc. Assim, para a maioria das enfermidades, existe uma infinidade de alimentos capazes de prevenir e de curar essas doenças, principalmente as chamadas doenças da “era moderna”, que na verdade não são tão modernas assim. Há praticamente dois séculos que, com as alterações dos valores de subsistência, competição e domínio das tecnologias sobre as leis da natureza, o homem sofre de diversas doenças causadas pelo stress (psicossomáticas) ou simplesmente por falta de uma alimentação adequada.

 

É fundamental que a pessoa se predisponha a trocar a alimentação tradicional a que está acostumada por uma mais frugal e mais saudável.

 

Emagrecer com trofoterapia

Uma das muitas questões que pode interrogar-se é: será possível emagrecermos com a trofoterapia? Sim, é possível! Basta ter cuidado com o que comemos. Por exemplo, devemos evitar os fritos, os doces, os refrigerantes, os alimentos gordos, entre outros. Até agora, não foi dita nenhuma novidade, mas como resistir a essas tentações no nosso dia a dia?

Artigo anterior

Estudo revela relação entre bullying e problemas de comportamento alimentar

Próximo artigo

Os pedidos de hotel mais estranhos