Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Três museus portugueses nomeados para Museu Europeu do Ano

Três museus portugueses nomeados para Museu Europeu do Ano

O NewsMuseum, o Museu do Dinheiro e o Museu de Leiria fazem parte dos 46 museus espalhados pela Europa candidatos a Museu Europeu do Ano. O vencedor será divulgado em maio de 2017.

Pinterest Google+

O Fórum Europeu dos Museus divulgou a lista dos 46 museus nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano – European Museum of the Year Award (EMYA) e dela constam três museus portugueses: NewsMuseum, em Sintra, o Museu do Dinheiro, em Lisboa, e o Museu de Leiria.

 

O nome do vencedor, que vai suceder ao Polin – Museu da História dos Judeus Polacos, será divulgado durante uma cerimónia que terá lugar em maio, em Zagreb (Croácia), na 40.ª edição do prémio.

 

Veja também: Funchal e Lisboa entre os finalistas a ‘Capital Verde Europeia 2019’

 

O NewsMuseum, em Sintra, foi inaugurado em abril de 2016 e tem-se assumido como uma janela aberta para o mundo dos Media e da Comunicação, e para o impacto destes na sociedade, recorrendo a uma forte componente digital e tecnológica. É a maior e mais interativa experiência de Media e Comunicação da Europa.

 

O Museu do Dinheiro apresenta o tema do dinheiro, a sua história e a sua relação com as sociedades e com o indivíduo através das coleções de numismática e notafilia do Banco de Portugal e de outros objetos e dispositivos virtuais de contextualização. O Museu do Dinheiro oferece uma experiência marcadamente interativa que recorre à tecnologia multimédia para mostrar o seu acervo.

 

Veja também: 10 destinos tendência para 2017

 

O Museu de Leiria é uma janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa.  O museu organiza-se em dois espaços expositivos. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território, No segundo espaço, que lhe é complementar, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.

 

O Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa. Criado em 1977 pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há cerca de 40 anos a várias iniciativas para promover processos inovadores no setor e reconhecer a excelência na cena museológica europeia.

 

Artigo anterior

Aumento de cesarianas pode estar a influenciar a evolução humana

Próximo artigo

As modelos mais bem pagas da Victoria's Secret