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Transforme as resoluções de ano novo em hábitos

Os desejos e resoluções que fazemos quando soam as 12 badaladas de fim de ano são muito divertidos de se fazer. Por outro lado, também se dissipam facilmente. A solução? Transformar estas resoluções em hábitos. E há um sistema para isso.

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Já passam alguns dias desde a euforia da passagem de ano, a vida voltou à sua rotina normal. O seu empenho nas resoluções ainda está forte ou já se começa a dissipar? O truque? Torná-las em hábitos. Este é o conselho que Josh Klapow, psicólogo na Universidade de Alabama, deixa para o início do novo ano.

 

O especialista defende que, nesta altura, todas as pessoas «estão motivadas para fazer as resoluções de ano novo.  O problema é que, sem darmos conta, esta onda de motivação pode ser curta e pouco duradoura. Se quer ficar com a resolução, é melhor torná-la num hábito». Para isso, Josh Klapow sugere o sistema S.M.A.R.T, que consiste num conjunto de cinco truques que podem transformar qualquer resolução num hábito.

 

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1 – Estabeleça metas específicas: desejos como “eu quero comer melhor” ou “eu quero estar em forma”, são resoluções destinadas ao fracasso. Em vez disso, defina uma meta específica: “Eu vou comer cinco peças de fruta e legumes todos os dias” ou “eu vou começar a andar cinco minutos por dia e aumentar um minuto a cada semana até chegar aos 30 minutos por dia”.

 

2 – Monitorize as suas ações: crie métodos de vigiar/acompanhar aquilo que anda a fazer. Marque os seus treinos num calendário e coloque-o num sítio onde o possa ver. Quanto maior for o seu controle, maior será a probabilidade de conseguir manter determinado comportamento.

 

3 – Organize-se para o sucesso: elimine as barreiras/bloqueios. Se a sua ideia é ir para o ginásio no período da manhã, então na noite anterior prepare logo as suas roupas e deixe logo preparado o café e o saco do ginásio para não perder tempo. Se pretende reduzir os doces, então retire-os de casa e do local de trabalho.

 

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4 – Recrute uma ‘equipa’ de apoio: Várias pesquisas já demonstraram que quando existem outras pessoas a apoiar-nos nos esforços/objetivos, o sucesso é mais fácil de alcançar. Peça ajuda aos seus familiares e amigos. Deixe-os saber que são fundamentais para o seu sucesso e mostre-lhes os seus progressos. Arranje um parceiro para os treinos.

 

5 – Recompense-se: os comportamentos recompensados são mais propensos a ter continuidade. Dê recompensas a si mesmo, assim a sua resolução rapidamente se tornará num hábito. Mesmo que seja um gelado (com pouca gordura) ou até um filme, mas faça algo que o faça sentir recompensado, que o faça sentir-se bem com o seu novo hábito.

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