Trancoso recria uma das mais importantes feiras da Idade Média
A aldeia histórica de Trancoso recria durante três dias uma das mais importantes e marcantes feiras da Idade Média. Neste fim de semana, há visitas teatralizadas, cenários noturnos, gastronomia e muita animação de rua.
A aldeia histórica de Trancoso recebe, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, o nono evento do ciclo ’12 em Rede – Aldeias em Festa’. Com o tema ‘Vou-me à Feira de Trancoso’, que é referida num dos Autos de Gil Vicente (o Auto de Mofina Mendes), será recriada durante estes três dias a Feira de São Bartolomeu, uma das mais importantes da Idade Média, já que recebeu inúmeros privilégios e proteção dos reis nessa altura.
Durante estes dias, os visitantes vão sentir que viajaram até este período da história de Portugal pois haverá visitas teatralizadas, cenários noturnos, gastronomia e muita animação de rua. Como em todos os grandes eventos, a gastronomia tem um papel muito importante e durante estes três dias haverá provas de novas receitas baseadas na tradição de Trancoso.
VEJA TAMBÉM: MINA DE S. DOMINGOS: REGRESSO AO PASSADO A CÉU ABERTO
Durante esta festa pode reviver uma tradição centenária, que remonta aos primeiros séculos da fundação da nacionalidade portuguesa, lembrar as figuras, acontecimentos e cenas do quotidiano que marcaram a história de Trancoso ao longo dos tempos.
O acesso à festa é livre e gratuito, porém, as visitas teatralizadas requerem inscrição prévia. Mas se quiser ficar mais uns dias na região vai poder aproveitar um pacote especial de alojamento com preços bastante atrativos.
‘Vou-me à Feira de Trancoso’, que acontece de 5 a 7 de outubro, é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Trancoso, que conta com o apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Veja algumas imagens na galeria acima.