Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Tomate, o fruto que preserva o bronze de verão e a saúde do coração

Tomate, o fruto que preserva o bronze de verão e a saúde do coração

Para quem gosta de ter uma pele morena e bronzeada, o tomate é o melhor aliado para preservar por mais tempo o bronzeado da pele e sobretudo para a manter protegida dos radicais livres.

Pinterest Google+
PUB

O estudo da epigenética tem-nos mostrado que a sustentabilidade da nossa saúde e do nosso bem-estar depende do ambiente em que vivemos e da nossa alimentação. Estes dois fatores interferem com a forma como o nosso metabolismo se adapta às diversas mudanças.

 

Todos nós, seres humanos fantásticos, somos dotados de complexidade física, emocional e espiritual. A diferença entre cada um está na forma como somos ou não capazes de nos adaptarmos ao que nos invade o conforto pessoal e todo o nosso equilíbrio. É aqui que reside a chave da equação do ser humano..

 

Nem todas as pessoas são capazes de acionar o seu instinto e espírito de sobrevivência. É fundamental evitar que ao longo de toda uma vida os diversos desequilíbrios emocionais, físicos e psicológicos se tornem nos invasores que vão mudar a nossa essência, a nossa “matrix”. As minhas crónicas são, por isso, uma simples forma de trazer a cada leitor uma visão mais leve da vida, para que cada um possa adequar-se ao seu próprio conceito de sustentabilidade, na saúde e no viver.

 

VEJA TAMBÉM: FACTOS NUTRICIONAIS DO TOMATE (OU PORQUE O DEVE INCLUIR SEMPRE NA DIETA)

 

Nesta época do ano, a maior parte das famílias está a aproveitar a sazonalidade de verão, onde se destaca o descanso, o lazer e a convivência, com um pouco mais de leveza em todos os sentidos da vida, quer na envolvência com a natureza e o ambiente, quer nas relações pessoais e familiares. Por isso, hoje escolhi o tomate, que nasce do útero, tal como todos nós. Ele serve-me de analogia, pela forma de se adaptar na sua missão como alimento, onde se mascara de legume, sendo na verdade um fruto.

 

O aliado do bronze

Para quem gosta de ter uma pele morena, bronzeada, sinónimo de se ter exposto aos raios do astro sol, o tomate é o melhor aliado para preservar por mais tempo o bronzeado da pele e sobretudo mantê-la protegida dos radicais livres.

 

Na sua composição vermelha e suculenta, ele contém três dos mais poderosos antioxidantes: betacaroteno, vitamina C e vitamina A.  Mas o seu poder em substâncias biologicamente ativas (fitonutrientes) é vasto. Contém manganês, magnésio e vitamina E, importantes na saúde da pele, dos ossos e músculos.

 

Mas é na saúde do coração que ele se torna um alimento de excelência, porque a sua quantidade em licopeno, niacina e ácido fólico combatem o mau colesterol, adicionam mais oxigénio á circulação sanguínea e preservam o nível dos triglicéridos equilibrado.

 

Um copo de sumo de tomate, combinado com uma cenoura, salsa, hortelã e 1 colher de sobremesa de mel, polvilhado com pepitas de cacau cru, são o alimento adequado para manter a saúde cardiovascular em dia além de atuar na prevenção da hipertensão, e de AVC (derrames cerebrais).

 

Pode praticar esta receita três vezes por semana ao desjejum, ou como um lanche da manhã, e com ela manter o seu bronzeado e um coração saudável.

 

O alimento é vida e define a qualidade das nossas emoções e da nossa saúde.

 

Artigo anterior

Tempo quente: dermatologista alerta para infeções fúngicas nas unhas

Próximo artigo

Má nutrição durante a gravidez pode levar a doenças cardíacas nos filhos