Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Tomate, o fruto que preserva o bronze de verão e a saúde do coração

Tomate, o fruto que preserva o bronze de verão e a saúde do coração

Para quem gosta de ter uma pele morena e bronzeada, o tomate é o melhor aliado para preservar por mais tempo o bronzeado da pele e sobretudo para a manter protegida dos radicais livres.

Pinterest Google+

O estudo da epigenética tem-nos mostrado que a sustentabilidade da nossa saúde e do nosso bem-estar depende do ambiente em que vivemos e da nossa alimentação. Estes dois fatores interferem com a forma como o nosso metabolismo se adapta às diversas mudanças.

 

Todos nós, seres humanos fantásticos, somos dotados de complexidade física, emocional e espiritual. A diferença entre cada um está na forma como somos ou não capazes de nos adaptarmos ao que nos invade o conforto pessoal e todo o nosso equilíbrio. É aqui que reside a chave da equação do sr humanao.

 

Nem todas as pessoas são capazes de acionar o seu instinto e espírito de sobrevivência. É fundamental evitar que ao longo de toda uma vida os diversos desequilíbrios emocionais, físicos e psicológicos se tornem nos invasores que vão mudar a nossa essência, a nossa “matrix”. As minhas crónicas são, por isso, uma simples forma de trazer a cada leitor uma visão mais leve da vida, para que cada um possa adequar-se ao seu próprio conceito de sustentabilidade, na saúde e no viver.

 

VEJA TAMBÉM: FACTOS NUTRICIONAIS DO TOMATE (OU PORQUE O DEVE INCLUIR SEMPRE NA DIETA)

 

Nesta época do ano em Portugal, a maior parte das famílias está a terminar a sazonalidade de verão, onde se destaca o descanso, o lazer e a convivência, com um pouco mais de leveza em todos os sentidos da vida, quer na envolvência com a natureza e o ambiente, quer nas relações pessoais e familiares. Por isso, hoje escolhi o tomate, que nasce do útero, tal como todos nós. Ele serve-me de analogia, pela forma de se adaptar na sua missão como alimento, onde se mascara de legume, sendo na verdade um fruto.

 

Para quem gosta de ter uma pele morena, bronzeada, sinónimo de se ter exposto aos raios do astro sol, o tomate é o melhor aliado para preservar por mais tempo o bronzeado da pele e sobretudo mantê-la protegida dos radicais livres.

 

Na sua composição vermelha e suculenta, ele contém três dos mais poderosos antioxidantes: betacaroteno, vitamina C e vitamina A.  Mas o seu poder em substâncias biologicamente ativas (fitonutrientes) é vasto. Contém manganês, magnésio e vitamina E, importantes na saúde da pele, dos ossos e músculos.

 

VEJA TAMBÉM: VAMOS PLANTAR? AS CENOURAS AMAM OS TOMATES!

 

Mas é na saúde do coração que ele se torna um alimento de excelência, porque a sua quantidade em licopeno, niacina e ácido fólico combatem o mau colesterol, adicionam mais oxigénio á circulação sanguínea e preservam o nível dos triglicéridos equilibrado.

 

Um copo de sumo de tomate, combinado com uma cenoura, salsa, hortelã e 1 colher de sobremesa de mel, polvilhado com pepitas de cacau cru, são o alimento adequado para manter a saúde cardiovascular em dia além de atuar na prevenção da hipertensão, e de AVC (derrames cerebrais). Pode praticar esta receita três vezes por semana ao desjejum, ou como um lanche da manhã, e com ela manter o seu bronzeado e um coração saudável.

 

O alimento é vida e define a qualidade das nossas emoções e da nossa saúde.

 

Artigo anterior

Chanel lança primeira linha de maquilhagem para homens

Próximo artigo

Nove sinais de que o seu filho pode precisar de um exame aos olhos