Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Tire o máximo partido do seu tempo livre

Tire o máximo partido do seu tempo livre

Seja qual for a sua ocupação profissional ou académica, em algum momento da semana terá tempo livre para lá do descanso. Depende de si tirar proveito desse tempo e não desperdiçar as horas livres sem ter qualquer retorno. Se é daquelas pessoas que não gosta de desperdiçar nada, veja as sugestões para aumentar a produtividade dos seus tempos livres.

Pinterest Google+

Aumente a produtividade do seu tempo: Organize-se

O planeamento e a organização permitirão obter o melhor desempenho possível. Idealmente, deve fazer uma lista das coisas que quer fazer e usar o seu tempo livre para fazê-las.

 

Desconectar da vida quotidiana

O seu tempo de lazer deve ser focado em desconectar da vida quotidiana, seja o trabalho ou o estudo. Deverá usufruir desse tempo a recarregar as suas baterias para quando voltar à sua rotina profissional ou de estudo. Por isso, não permita que o seu tempo livre se misture com o tempo de trabalho. Aproveite essas horas para se concentrar no que lhe dá mais prazer.

 

Gosta de voluntariado?

Se puder aproveite a oportunidade para experimentar voluntariado. Não só estará a emprestar o seu tempo e o seu esforço a quem precisa, mas também poderá aprender coisas novas, ganhar experiência noutros setores, sentir-se útil, valorizado e realizado.

 

VEJA TAMBÉM: FAÇA AS PAZES COM O RELÓGIO! ESTRATÉGIAS PARA GERIR O TEMPO

 

Amplie o seu conhecimento

Na maioria das vezes, estudamos apenas o que nos permite avançar na nossa carreira profissional ou o que é obrigatório. No entanto, estamos a relegar outras aprendizagens de que sempre gostamos, mas às quais não tendemos a prestar muita atenção. É hora de investir o seu tempo naquilo que realmente gosta e aprender coisas novas: tocar um instrumento, desenhar, aprender uma segunda ou terceira língua, aprender a conduzir, aprender a nadar ou a fazer algum desporto que lhe dará prazer…

 

Aproveite as redes sociais

A televisão e a imprensa são excelentes formas de se manter atualizado e perceber as suas opções, mas não o ajudarão a mostrar, partilhar e aprender e agir com interação. Mas as redes sociais podem ser usadas para isso, para perguntar, aprender, partilhar os seus hobbies. São uma maneira muito boa de mostrar ao mundo o que gosta de fazer, seja compor músicas, mostrar vídeos explicativos ou escrever artigos num blog.

 

VEJA TAMBÉM: COMO ESTÁ O SEU ANO DE 2019? ESTÁ NA HORA DE UM BALANÇO

 

Praticar desporto

Cuidar de si fisicamente é um aspeto muito importante quando se trata de gozar de boa saúde e sentir-se bem consigo mesmo. Além disso, o exercício irá ajudá-lo a desconectar-se da rotina e a limpar o corpo e a mente do stress e de outros pensamentos negativos.

 

Descanse bem

Assim como praticar desporto é bom para a saúde, o descanso é vital para repor a energia e renovar as células mortas. Somente a descansar e dormir bem por uma média de sete horas por dia será capaz de enfrentar o restante das atividades do seu dia com sucesso. Fonte: Addeco

Artigo anterior

Estudo dá nova explicação ao declínio da satisfação sexual com a idade

Próximo artigo

Produtividade no verão pode diminuir até 20%