Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Tijolo LEGO faz 60 anos

Tijolo LEGO faz 60 anos

Passaram seis décadas desde que a simples ideia de acrescentar ‘tubos’ ao interior de um tijolo de plástico se transformou num dos brinquedos mais empolgantes e influentes do mundo: o tijolo LEGO. Sabia que seis tijolos LEGO ‘2x4’ podem ser combinados em mais de 915 milhões de maneiras?

Pinterest Google+

A 28 de janeiro de 2018, o tijolo LEGO faz 60 anos. O grupo LEGO começou a produzir tijolos de plástico em 1949, mas só nove anos mais tarde, em 1958, é que nasceu o tijolo LEGO que conhecemos atualmente.

 

Foram necessários vários anos de alterações para chegar a este icónico design, que não sofreu mudanças significativas desde então. O design único e o compromisso intransigente para com a qualidade e a segurança nas últimas seis décadas garantem que dois tijolos LEGO produzidos com uma diferença de 60 anos ainda encaixem um no outro, revela a marca.

 

«Brincar com LEGO incentiva a criatividade e a curiosidade, e o tijolo LEGO é a peça principal — montar e desmontar os tijolos vezes e vezes sem conta, onde a imaginação é o único limite. Isto ajuda as mentes mais jovens a manterem a abertura, a continuarem a explorar e a desenvolverem capacidades essenciais para o século XXI, como a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas», afirma Julia Goldin, diretora de marketing do Grupo LEGO. Veja no vídeo abaixo a evolução dos sets ao longo destes 60 anos (em inglês).

 

 

Enquanto o Grupo LEGO desenvolveu continuamente novas formas de brincar, a sua missão original nunca mudou: construir e inspirar o futuro das crianças através da diversão e da imaginação.  «Todas as crianças têm imaginação e iniciam o caminho da vida com um potencial, uma curiosidade e uma criatividade incríveis. As experiências de aprendizagem divertidas são importantes para ajudar as crianças a manter essa criatividade e curiosidade pela vida fora. Também queremos incentivar a imaginação das próximas gerações mais novas e continuar a inspirar as crianças a sonharem com mundos que ainda não imaginamos», diz Julia Goldin.

 

Factos sobre o tijolo LEGO:

O fundador da LEGO, Ole Kirk Kristiansen, criou os primeiros tijolos chamados Automatic Binding Bricks (Tijolos de encaixe automático) em 1949. Quatro anos mais tarde, o nome foi alterado para LEGO Mursten (“tijolos LEGO” em dinamarquês) e estavam disponíveis em cinco cores: branco, vermelho, amarelo, azul e verde.

 

Os tijolos originais eram ocos, pelo que tinham uma capacidade de encaixe limitada. As crianças conseguiam construir modelos, mas desfaziam-se se fossem movimentados ou se as estruturas inclinassem. Enquanto as crianças brincavam com tijolos sem tubos, intensificaram-se os esforços no sentido de melhorar a capacidade de encaixe, até que em 1958 chegaram ao design atual do tijolo LEGO.

  • Seis tijolos LEGO “2×4″ podem ser combinados em mais de 915 milhões de maneiras
  • Se construíssemos uma coluna com cerca de 40 mil milhões de tijolos LEGO, chegaríamos à lua
  • Os moldes usados para produzir peças LEGO têm um erro de precisão de até 4 μm (0,004 mm), ou seja, inferior à largura de um cabelo. Esta precisão é aquilo a que nós chamamos de poder de encaixe
  • º de cores diferentes utilizadas na produção: 60+
  • º de tipos diferentes de elementos LEGO (inclui todos os tipos de tijolos LEGO e outras peças): 3700+

Veja agora, na galeria acima, fotos de alguns dos brinquedos LEGO mais surpreendentes.

 

VEJA TAMBÉM: 

LEGO HOUSE ABRE HOJE PORTAS AO PÚBLICO
GRANDES CONSTRUÇÕES EM LEGO EXPOSTAS EM CORROIOS
MENINA DE 9 ANOS CRIA LEGO QUE CHEGA AGORA AO MERCADO
LEGO: TUDO COMEÇOU EM 1932…
LEGO LANÇA PELA PRIMEIRA VEZ FIGURA EM CADEIRA DE RODAS

Artigo anterior

Comelos shiitake melhoram a imunidade

Próximo artigo

A sua casa é fria? Aqueça-se sem gastar dinheiro