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The Sandeman Chiado quer reinventar o consumo de vinho do Porto em Lisboa

A Sandeman, reconhecida marca de vinho do Porto, ganhou uma casa em Lisboa com a inauguração de um novo espaço que alia o vinho do Porto e a gastronomia.

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No Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, encontra-se agora o The Sandeman Chiado, um espaço que diz ir reinventar o consumo de vinho do Porto na capital.

 

O vinho do Porto renasce e serve de base para cocktails e harmoniza-se de com a gastronomia, através de serviços de bar e restauração originais que conferem a este vinho um caracter atual e cosmopolita.

 

Na carta de cocktails, desenvolvida por Kiko Pericoli (da Double 9), encontram-se os clássicos da marca Sandeman, lado a lado, com novas e surpreendentes propostas. Os nomes foram criados em exclusivo para o The Sandeman Chiado e, além dos tradicionais Sandeman Sangria, Sandeman Splash (Porto Tónico), Caipi Sandeman (Caipirinha de Vinho do Porto branco), ou Sandeman On The Rocks (Vinho do Porto servido com gelo), podem desfrutar-se cocktails originais.

 

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Honey, I’m Don, inspirado no Don, a icónica figura de capa negra que personaliza a marca, Devilish Centaur, que reedita a figura do Centauro, um dos elementos mais marcantes dos cartazes da Sandeman, One Eight Zero Five, a data que assinala a primeira pipa a ser marcada com o logótipo Sandeman, ou, entre outros, o Schooner Hoopoe, denominação do barco detido pela marca para transportar vinho para Inglaterra – a Sandeman, era a única empresa que detinha um meio de navegação próprio.

 

Por sua vez, o conceito gastronómico, nas mãos do chef Luís Américo, e com o contributo do chef João Pupo Lameiras, procurou potenciar a harmonização das cartas de vinho e cocktails de Porto com petiscos e acompanhamentos adaptados aos diversos períodos do dia.

 

A cozinha, maioritariamente portuguesa, e com recurso a produtos nacionais, abre espaço a alguns pratos de origem espanhola. Cada prato apresenta um elemento-chave que pode ser escolhido em três combinações distintas. Em cada uma, é proposto um vinho diferente. A ideia é que o consumidor se aperceba de como um ingrediente comum, com acabamentos diferentes, requer uma harmonização vínica particular, mantendo-se apenas os cocktails, mais abrangentes nos sabores.

 

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Tábuas mistas de queijos e enchidos, saladas, sandes e tostas de rosbife, mozzarela e salmão são algumas das propostas para petiscar. Depois, existem opções de peixe – línguas de bacalhau, vieiras ou pregado -, e de carne – foi gras, rosbife ou alheira -, para almoçar ou jantar. No tacho, e para partilhar, destacam-se o arroz de pregado e camarão, o bifão, a feijoada de pernil e o cevadotto de línguas de bacalhau. Nas sobremesas, o novo espaço propõe pão-de-ló com queijo da serra, doces de ovos, redução de vinho do Porto e gelado de canela; torta de laranja, espuma Tawny e hortelã e ainda os gelados, em parceria com a Artisani.

 

A decoração, a cargo do gabinete de arquitetura de interiores Paulo Lobo, procurou reproduzir a união de vários elementos ligados ao vinho do Porto. Há tradição, mas a essência é citadina. O chão resulta de uma reinterpretação dos tacos antigamente usados nas caves para fazer rolar as pipas de vinho e, ao balcão, a figura negra do Don (imagem que personaliza a marca Sandeman), dá as boas-vindas aos visitantes, tal e qual como Santo António, padroeiro dos lisboetas.

 

À entrada, o bar forrado a madeira abre alas a momentos de convívio e descontração, e o negro característico da marca contrasta com uma série de tons ocre. Subindo ao primeiro andar, a decoração evolui e procura despertar a curiosidade revelando factos e curiosidades sobre a Sandeman. Este piso disponibiliza ainda uma sala para pequenos jantares de grupo, provas vínicas ou outros eventos particulares.

 

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