Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Ter um cão muda a nossa vida

Ter um cão muda a nossa vida

Temos de gastar algum tempo e avaliar cuidadosamente os prós e contras antes de decidir ter mais um membro na nossa família. Não deve ser uma decisão de impulso.

Pinterest Google+
PUB

Normalmente só nos dizem como é bom ter um cão. A companhia que faz e o carinho que dá, mas ninguém conta o que isso implica na realidade. Por isso, este artigo é para nos fazer refletir.

 

Um cão muda a nossa vida! Temos de gastar algum tempo e avaliar cuidadosamente os prós e contras antes de decidir ter mais um membro na nossa família. Não deve ser uma decisão de impulso. Como em todas as relações, ter um cão obriga-nos a renunciar a certas rotinas, e necessitamos de um período de integração e de adaptação para que funcione.

 

Regra geral, um cão tem uma esperança média de vida de 12 anos e depende de nós durante toda a sua vida. Come, bebe e sai à rua apenas quando nós o decidimos. Devemos ter em conta que é um compromisso que assumimos no momento em que chega à nossa vida.

 

VEJA TAMBÉM: UM CÃO PEQUENINO NÃO É UM BRINQUEDO

 

De repente, temos um cão a nosso cargo e toda a nossa vida sofre uma reviravolta nos horários e rotinas. Temos de nos levantar mais cedo para o levar a passear ou limpar o que sujou. Passeamos mais, quer se goste, quer não. Deitamo-nos mais tarde, porque temos de recuperar o tempo gasto na sua educação e nos seus passeios. Não podemos estar fora de casa durante muitas horas seguidas, pois vai estar à nossa espera. E não o podemos levar sempre connosco para todos os lugares.

 

Temos de o levar à rua todos os dias, pelo menos 3 vezes por dia, não importa se está a chover, uma temperatura abaixo de zero ou uma onda de calor. Se saímos para jantar, por exemplo, quando regressamos temos de levar o cão à rua. A duração do passeio deve permitir que o cão faça exercício, e ter em conta o animal, a sua idade e estado físico.

 

Em alguns dias a nossa casa pode cheirar a cão e vamos ter sempre pelo espalhado pela casa. Todos os cães soltam pelo! Quando chove o nosso cão não limpa as patas no tapete antes de entrar. Se chega a casa com o pelo molhado ou com lama, temos de o limpar!

Ter um cão não é barato. Mesmo quando é adotado há gastos com o microchip, vacinas e desparasitações. Além disso, tem de ser desparasitado periodicamente e uma vez por ano, no mínimo, necessita de ir ao veterinário para um check-up de rotina.

 

Deve comer um alimento de qualidade. Tudo o que poupamos se dermos ao nosso cão “um alimento mau e barato”, gastamos mais tarde no veterinário.

 

Todos os cachorrinhos crescem! Em poucos meses fica maior, mais alto e pesado, por vezes mais do que esperávamos. E, finalmente, com um cão não temos um minuto de intimidade, porque nos acompanha até na casa de banho.

 

Se depois de ler este texto não encontrou nenhum motivo que o detenha, parabéns. Está preparado para desfrutar da companhia de um cão, que felizmente vai mudar a sua vida.

 

Artigo anterior

Previsões astrológicas para o mês de abril de 2022

Próximo artigo

Vinhos a Descobrir leva mostra nacional ao Porto