Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Ter padrões demasiado altos pode ser mau para o casamento

Ter padrões demasiado altos pode ser mau para o casamento

O casamento dá trabalho e os parceiros que não estão dispostos a despender tempo ou a trabalhar na relação não devem esperar muito mais do parceiro.

Pinterest Google+
PUB

Se já esteve solteiro (a), de certeza que já ouviu alguém dizer-lhe que tem os padrões demasiado elevados. No entanto, mesmo no casamento, é possível esperar muito de um parceiro e isso pode resultar em infelicidade real. A conclusão foi tirada por um estudo realizado por James McNulty, professor de psicologia na Universidade de Flórida, EUA, e publicado no jornal ‘Personality and Psychology Bulletin’.

 

O estudo descobriu que ter padrões elevados só torna as pessoas mais satisfeitas e os casamentos mais fortes. Em contrapartida, ter padrões mais baixos torna os casamentos menos seguros. «Nós nunca queremos contentar-nos em menos do que somos capazes de alcançar, mas às vezes somos forçados a fazer exatamente isso», disse McNulty à ‘Times’.

 

Veja a galeria: Como ter um casamento à prova de bala

 

McNulty reuniu dados de 135 casais recém-casados em Tennessee, Estados Unidos da América. Cada pessoa do estudo preencheu, privativamente, questionários acerca do quão altos eram os seus padrões, juntamente com quão satisfeitos estavam com o casamento e o grau de problemas conjugais. Os investigadores também filmaram discussões entre parceiros para medir os seus níveis de hostilidade indireta quando um dos elementos do casal abordava as suas preocupações ou indiretamente culpava o seu parceiro.

 

Veja a galeria: O amor explicado pela ciência

 

Duas vezes por ano, durante quatro anos, os casais relataram a sua satisfação conjugal. Através dos dados, foi possível verificar que os recém-casados estavam satisfeitos com os seus casamentos e com os seus padrões elevados. No entanto, estes padrões mostraram-se negativos para os cônjuges que não trabalhavam bem juntos ou eram mais hostis indiretamente. Por outro lado, quando os casais como estes (hostis) apresentavam padrões mais baixos, os seus casamentos tinham tendência a ser mais felizes.

Artigo anterior

É por causa disto que não se consegue divertir

Próximo artigo

Aqui smartphone não entra!