Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Tentar ou não tentar…eis a questão?

Tentar ou não tentar…eis a questão?

Pinterest Google+

Uma das palavras que ouço com frequência no dia a dia é a palavra tentar. Ouvimo-la em toda a parte, na rua, nos cafés, na televisão, no desporto. E assim sendo está tudo bem. Ou não…

 
Uma das coisas que aprendi enquanto aprendiz de Programação Neuro Linguística é o poder que as palavras que usamos têm na forma como vivemos a nossa vida. Há uma frase do escritor George Orwell que relembro com frequência e que diz algo como “Se o pensamento pode influenciar a linguagem, a linguagem também pode influenciar o pensamento.” Que quer isto dizer? Bom, entre outras coisas, quer dizer que aquilo que eu digo, seja em voz alta, seja principalmente para mim próprio, vai influenciar decisivamente a forma como penso e a forma como penso influencia a forma como ajo.

 
Quando os fundadores da PNL começaram a modelar pessoas bem-sucedidas no que faziam, um dos aspetos que notaram de imediato foi que estas pessoas tinham uma forma de comunicar consigo mesmas altamente positiva e assertiva. Eles perceberam que estas pessoas raramente, ou nunca, diziam para eles próprias “vou tentar concluir o meu trabalho”, ou “vou tentar ajudar esta pessoa”. Elas diziam coisas como “vou concluir o meu trabalho hoje” ou “vou fazer tudo o que sei para ajudar esta pessoa agora” e por aí adiante. Qual a diferença? Para muitas pessoas, fruto de anos e anos de programação, a diferença é nenhuma, pois já nem se dão conta do peso que palavras como esta têm no seu inconsciente e justificar-se-ão dizendo algo como “Eu disse que vou tentar e por isso vou tentar”, desconhecendo ou nem sequer contemplando que tentar pressupõe conseguir ou não conseguir.

 

Se considerarmos que muitos dos que usam esta palavra com frequência têm também várias crenças limitadoras acerca do mundo e da sua vida, o caso fica ainda mais complicado, pois quando dizem tentar, na verdade, estão a dizer que não vão sequer começar.

Artigo anterior

Adriana Lima é o novo rosto da Calzedonia

Próximo artigo

Mulheres julgam-se e são julgadas pelos homens devido ao seu aspeto físico