Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Tempere a sua vida: salsa para todos os gostos

Tempere a sua vida: salsa para todos os gostos

Pinterest Google+

Esta erva, de sabor suave, aromático e ligeiramente amargo, tem um odor muito próprio. Tanto pode ser utilizada como um calmante para dormir, ou apenas para decoração de um prato. Na sua composição química existe um óleo essencial, que contém limoneno, flavonoides, vitaminas A, C, B, D, E e K.

 

Uma curiosidade que faz dela rainha, na minha opinião; 100 gr.de salsa contêm 70.000un de vitamina A e, a mesma quantidade de cenouras, que são famosas devido ao alto teor desta vitamina, e que apenas possuem cerca de 14.500un. O que significa que, ao colocarmos 2 a 3 pés de salsa num sumo de laranja e cenoura, estamos a suprimir as doses recomendadas desta vitamina, sem fazermos recurso a medicamentos. Ora aqui está uma boa forma de começarmos o dia, com cor e sabor e equilíbrio. Afinal, o alimento sempre é o melhor remédio…

 

Possui também minerais como o ferro, magnésio e o cálcio. Este condimento constituído por hastes caulinares e folhas pode ser usado em sopas, saladas, guisados, sumos, molhos, carnes, peixes, frutos do mar e até em chás ou tisanas. As suas folhas são ricas em água, cerca de 86%, proteínas cerca de 3,2% e de hidratos de carbono 8,5%.

 

Não só é boa para a pele e cabelo, como ainda auxilia a visão, melhora a qualidade do sangue, previne doenças dos músculos, coração, equilibra o oxigénio das células, equilibra os níveis de açúcar do nosso corpo, combate doenças dos rins e combate cistites se usarmos as suas raízes.

 

A salsa auxilia no tratamento de dores digestivas e azias, combate cólicas menstruais e se colocada em álcool é eficaz também no tratamento de dores causadas por artrite, artrose e gota, basta para isso usá-la em aplicações de fricção ou massagens. E, para finalizar a lista de tantos atributos desta nossa estrela de hoje, resta-me dizer que melhora o hálito. Deixo-vos com um convite para um chá, aqui fica a receita:

 

Preparação do chá de salsa

Pegue num pequeno molho de salsa, bem lavado, dê-lhe um pequeno torção e coloque-o numa chaleira com 500 ml de água filtrada.

Tape e leve a ferver por 05 minutos.

Após a fervura, deixe que a chaleira permaneça tapada por mais 10 minutos, coloque-lhe uma casca de limão, 1 colher de sobremesa de mel de laranjeira e beba o chá de salsa duas vezes por dia, durante uma semana.

 

As suas propriedades diuréticas tornam a salsa uma grande aliada para quem deseja emagrecer com saúde. Escolha agora qual a sua versão de salsa, ou então faça uso das duas e seja feliz.

Artigo anterior

‘The Dead Rabbit’ é o melhor bar do mundo

Próximo artigo

Festival do Choco até 6 de novembro