Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Tem um bebé a caminho? Mantenha a calma e chame um baby organizer

Tem um bebé a caminho? Mantenha a calma e chame um baby organizer

O seu papel passa por tentar antecipar o que pode acontecer e pensar em formas de trazer paz e tranquilidade à família.

Pinterest Google+
PUB

Conciliar uma gravidez com os preparativos da chegada do bebé, os cuidados de saúde que passam a ser necessários e a vida profissional, nem sempre é fácil. É para resolver esses desafios que existem as baby organizer: vamos simplificar a vida das mulheres que se preparam para ser mães, permitindo-lhes viver uma maternidade mais leve e tranquila.

 

Normalmente, a profissão de baby organizer ajuda muito no pré-parto, nomeadamente na organização do enxoval e do quarto do bebé, assim como na preparação da mala da maternidade. No entanto, parece haver uma lacuna no que respeita ao planeamento e organização da fase que se inicia após o nascimento do bebé.

 

VEJA TAMBÉM: SAÚDE ORAL NA GRÁVIDA: MITOS E CUIDADOS

 

Orientar as mamãs na fase pós-parto é tanto ou mais importante que a altura que antecede o parto. Acredito que é no pós-parto que está o grande desafio, por ser uma fase repleta de mudanças do quotidiano e em que a adaptação tanto pode durar um mês como um ano. É uma altura em que a mulher e a sua família não sabem ao certo o que os espera e, por norma, todas as ajudas são bem-vindas.

 

Enquanto baby organizer focada no pós-parto, o meu papel passa por tentar antecipar o que pode acontecer e pensar em formas de trazer paz e tranquilidade à família. O objetivo é ajudar a criar estratégias de organização para que as famílias sejam empoderadas e possam desfrutar de forma mais positiva e tranquila do nascimento e primeiros tempos de vida do seu bebé.

 

O suporte que as grávidas e recém-mamãs recebem deste tipo de consultoria inclui o planeamento de refeições, rotinas domésticas, preparação da casa, bem como partilha de contactos de especialistas nas mais diversas áreas ligadas à maternidade e outras (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, osteopatas, entre outros). São aspetos que, muitas vezes, todos temos de acautelar mas que se tornam mais desafiante com um bebé.

gravida

 

O apoio nas refeições semanais, por exemplo, é algo que tanto as grávidas procuram para organizar o seu pós-parto com antecedência, como as recém-mamãs procuram logo no início do pós-parto ou quando os bebés iniciam a introdução alimentar. Percebem que consome muito tempo e que, quando as refeições não são bem pensadas e planeadas, pode haver a tentação de fazer escolhas alimentares pouco saudáveis. Uma boa alimentação é fundamental para toda a família mas principalmente para a mãe que está a amamentar. A organização das refeições da semana é, por isso, bastante útil na fase no pós-parto, trazendo inúmeros benefícios. Além disso, pode facilmente ser (re)aplicada em qualquer altura da vida.

 

Todas as mais valias de uma baby organizer vão ser dadas a conhecer na sessão online gratuita que a Academia Mamãs Sem Dúvidas vai realizar no dia 28 de setembro, às 18h00. Convido todas as futuras mamãs a participar para esclarecer as suas dúvidas!

 

 

Por Tanya Rebelo

Baby Organizer

Artigo anterior

Livre-se das olheiras e evite o olhar cansado

Próximo artigo

Tem a certeza de que quer continuar a fumar?