Home»VIDA»CARREIRA»Teletrabalho: dez passos para conseguir executá-lo com sucesso

Teletrabalho: dez passos para conseguir executá-lo com sucesso

Descubra dez passos para garantir a menor disrupção no seu dia de trabalho ao mesmo tempo que respeita o seu ambiente doméstico.

Pinterest Google+
PUB

Prepare o seu espaço de teletrabalho em dez passos simples

  • Encontre um espaço no seu lar onde possa trabalhar com conforto e concentração. Se tiver crianças pequenas que exigem supervisão, utilize um espaço comum, embora resguardando aquele que será o seu local de trabalho, para influir positivamente na sua organização mental.

 

  • Garanta que tem o software necessário instalado e atualizado, e os sistemas de segurança cibernética recomendados pela sua empresa, ativos.

 

  • Olhando para o seu portátil, e para o seu telemóvel, as suas ferramentas de trabalho em casa, lembre-se: o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado com familiares. Faça o mute da sua chamada e garantirá maior conforto para si, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompe nem cria ruido desnecessário.

 

VEJA TAMBÉM: SER LÍDER À DISTÂNCIA: COMO 2020 REVOLUCIONOU A GESTÃO DE EQUIPAS?

 

  • Obtenha auscultadores de ouvido fiáveis e teste-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as suas conversas nem reuniões, mantendo a confidencialidade e ao mesmo tempo ajudando-o/a concentrar-se

 

  • Agilizar as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, tem as imagens dos seus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então mude, e desligue a sua câmara mantendo apenas a voz.

 

  • Atualize o seu estado. Se precisar de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipa ou o seu diretor. Assim a todo o momento sabem se não estiver disponível, o que estará a fazer e quando voltará, não criando desconforto para nenhuma das partes.

 

  • Vista-se adequadamente. O teletrabalho não exige que saia como para o trabalho, mas exige um mínimo e ditam as regras de sociedade que em trabalho evite chamadas em que esteja presente de pijama, com um aspeto negligenciado. Irá seguramente, se o fizer, influir na sua performance e confiança transmitida.

  • Coloque-se num local com luz natural ou com boa iluminação ainda que artificial.

 

  • Tenha em conta o contexto da imagem e evite um “fundo” desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos mais do que o seu profissionalismo.

 

  • Cumpra os horários de trabalho o mais possível e as suas rotinas, ajustando-as ao seu “local de trabalho” de forma a manter a sua produtividade e a sua sanidade. Fonte: Adecco

 

Artigo anterior

Pernas inchadas, vermelhidão e calor: perceba agora para evitar complicações no inverno

Próximo artigo

Porque somos tentados a comprar o que não precisamos?