Home»VIDA»CARREIRA»Teletrabalho: desafio ou benefício?

Teletrabalho: desafio ou benefício?

Voltamos a confinar e agora o teletrabalho, quando possível, é obrigatório. Mas tanto se tem falado sobre esta modalidade, muitos se queixam que “trabalham” mais e não conseguem gerir horários, já outros tornaram-se fãs. E, para si, é DESAFIO ou BENEFíCIO?

Pinterest Google+
PUB

É compreensível que estejamos a trabalhar mais, mas, se o estamos a fazer, não será falta de autodisciplina?  Já pensou em colocar como meta trabalhar a sua jornada de 8h? E se tiver essa possibilidade, porque não começa mais cedo e por consequência termina mais cedo?  Sendo realistas e à parte das controvérsias, há mais vantagens do que desvantagens.

 

Vejamos algumas delas:

1 – Gestão do tempo

Consegue dormir um pouco mais (ainda que sejam 30mts ou 1h) e consegue aproveitar por exemplo a hora de almoço para colocar as máquinas a lavar, para ler pela manhã ou para começar a manhã a fazer exercício. Consegue ainda na pausa para o café, se calhar, deixar as crianças levantadas e prontinhas para o dia, estender a roupa ou ir pondo o almoço no forno.

 

2 – Redução de custos

Não precisa de pôr gasolina, não precisa de pagar a portagem, não precisa de pagar o parquímetro.  Sim, compra mais comida do que antes, ou talvez faz mais refeições. Mas com uma boa gestão, conseguimos não ultrapassar os limites.

 

3- O fim-de-semana começa mais cedo

Ainda se lembra das 6fs loucas ao final da tarde? Aquele trânsito infernal? Aquele suspiro de “nunca mais chego a casa”? Pois é, não há nada disso no teletrabalho . Agora estamos confinados, é certo, mas quando voltarmos a ter mais alguma liberdade, vá jantar com o seu “amor”, com a sua família ou com aquele amigo que não vê desde 2019. Nesta época de confinamento, relaxe, use e abuse do “uber eats”, “glovo” e afins e deixe os tachos de lado nessa noite.

 

4- Produtividade

Conseguimos ser mais produtivos e sobretudo mais focados, sem tantas interrupções.

 

 

Estes são apenas alguns dos benefícios, mas podíamos falar de muitos mais. Sejamos positivos e, numa situação tão má como a pandemia, olhemos para o lado e vamos tirar proveito das coisas boas que este novo normal nos trouxe.

 

Sim, ir ao escritório tem coisas boas, mas esta nova modalidade também. As grandes empresas já permitam aos seus colaboradores esta opção, mesmo antes da era Covid. Porquê? Worklife balance. Mas… É daqueles que ainda assim lhe custa?! Aproveite, veja as suas vantagens e quando voltar ao escritório ainda vai dizer: “Ai que saudades que eu tinha do teletrabalho”.J

 

“A mudança nunca é dolorosa, apenas a nossa resistência à mudança é dolorosa.”

 

 

 

 

Artigo anterior

Batido para uma pele luminosa, bonita e brilhante

Próximo artigo

Conheça melhor a dieta e filosofia veganas