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Tela Bags

Já se imaginou a usar uma mala feita de sobras de revistas, de telas publicitárias ou de estofos de automóvel? É o que propõe a Tela Bags, marca que transforma materiais cujo destino seria o lixo em acessórios de moda.

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Com dez coleções lançados nos últimos seis anos, a marca acaba de lançar uma nova, a Summer 2013 TrueColors, composta pela linha BannerLine, proveniente de sobras de telas promocionais, e pela linha FusionLine, que pela primeira vez combina texturas de estofos de automóvel com linóleo.

A exploração de diferentes materiais faz parte da cultura da marca, cujo nascimento remonta a 2006, altura em que foi criada precisamente com o intuito reaproveitar materiais numa lógica de eco design. «A ideia nasceu com a primeira edição do Rock In Rio Lisboa, altura em que a cidade ficou coberta de publicidade exterior de divulgação do evento, sobretudo telas. Foi aí que questionei sobre o que aconteceria a estes materiais após o evento e a resposta foi a evidente – iam para o lixo. Foi então que pensei em reaproveitar as telas, um material durável, maleável e graficamente interessante, transformando-as em peças úteis», conta Helena Ferreira Pinto, directora-geral da Tela Bags, que antes deste projeto trabalhava no setor financeiro.

O maior desafio no início do projeto foi «conseguir conciliar os vários elementos necessários à materialização da ideia: angariar o material, ou seja, as telas de publicidade, criar o design e assegurar a produção das primeiras colecções. E, finalmente, garantir a comercialização de uma marca com um conceito novo», recorda a empresária.

A marca estabelece também parcerias com várias empresas produtoras de grandes quantidades de material de comunicação, que rapidamente ficam obsoletos, para os reaproveitar e criar valor para ambas as partes e para o ambiente. «Estas parcerias permitem criar colecções personalizadas de eco-merchandising com inúmeras vantagens para as entidades culturais, que vêem assim os seus materiais obsoletos transformados em peças de ecodesign, que podem ser comercializadas nos seus espaços», explica Helena Ferreira Pinto.

A Tela Bags pretende apresentar sempre novos modelos nas suas colecções semestrais e explorar novos materiais.  Já criou peças a partir de revistas, folhetos, telas, linóleo, estofos e até de velas de kitesurf. As suas coleções encontram-se à venda no site da Tela Bags e em diversas lojas pela Europa, nomeadamente em museus.

Para além das duas coleções que são lançadas anualmente, uma de verão e outra de inverno, a marca lançou um novo projecto cujo objetivo é o reaproveitamento de lenços portugueses, a Coleção Portugal.

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