Tecnologia da ‘Xbox’ pode ajudar na evolução do sistema raios-X
A tecnologia permite detetar a espessura do corpo humano com menor radiação sobre o paciente

Investigadores da Washington University School of Medicine recorreram ao sistema Kinect (utilizado nos sistemas de jogo da Xbox) para conseguir obter imagens raios-X de alta qualidade, expondo os pacientes a um mínimo possível de radiação.
Este feito só foi possível devido à utilização de um software próprio que analisa a espessura do corpo humano e deteta o movimento e a posição, mostrando o ângulo de visualização do raio-X, imediamente, antes de ser captada a imagem. Uma vez que o movimento durante o exame exige que este seja repetido, aumentando a exposição à radiação, esta solução implica que o paciente passe menos tempo em frente à máquina, conforme explica o estudo publicado pela Sociedade Americana de Radiologia.
Estes investigadores pretendem adaptar a sua solução às máquinas já existentes, de forma a que os hospitais e clínicas não tenham de substituir o equipamento que têm à sua disposição.
Estes trabalhos começaram a ser feitos no Kinect 1.0, tendo a equipa recebido fundos suficientes para prosseguir a investigação, adaptando-a ao Kinect 2.0.