Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Tapete de lixo do tamanho de campo de futebol flutua em rio da Bulgária

Tapete de lixo do tamanho de campo de futebol flutua em rio da Bulgária

A maior parte da camada de lixo de 40 centímetros de profundidade que se concentrou no rio Iskar é composta por resíduos de plástico e restos de madeira.

Pinterest Google+
PUB

Um tapete de lixo do tamanho de um campo de futebol flutua no rio Iskar, um afluente do rio Danúbio que banha a capital Sofia, na Bulgária A massa de lixo está agora concentrada numa barragem que funciona como o último obstáculo antes de chegar ao Danúbio, noticia a Euronews.

 

Com uma profundidade de cerca de 40 cm, o lixo é composto essencialmente por resíduos de plástico e restos de madeira da natureza circundante. O lixo foi levado até aqui pela forte corrente e pelo aumento do nível da água, sendo que a maior parte deste lixo é levada para a costa da capital Sofia, a cerca de 40 quilómetros de distância.

 

A administração da cidade vizinha de Svoge atribui o fenómeno às pessoas que usam o rio como depósito de lixo. Na verdade, segundo a Euronews, no verão passado foram apanhadas pessoas a despejar um camião de lixo na margem do rio.

 

Iliya Bogdanov, vice-presidente de Svoge, disse à cadeia televisiva que esta é uma situação humana e financeiramente difícil de resolver: «Não há como enviar um inspetor para ver se alguém está a fazer um piquenique na margem ou se há obras que deitam tudo no rio».

 

A geografia da região torna impossível recolher os grandes pedaços de lixo através de barco ou de camiões. A única opção é usar o próprio sistema da barragem para baixar o nível da água e retirar algum lixo aos poucos. A massa de resíduos tem atualmente o tamanho de um campo de futebol. A mesma situação aconteceu há seis anos, no verão.

 

Imagem: Reprodução Euronews

 

Artigo anterior

Reativada rede de alerta de arrojamentos de cetáceos e tartarugas marinhas no Algarve

Próximo artigo

Psicóloga explica efeitos da pandemia no casamento e nos relacionamentos