Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Tapada Nacional de Mafra, a natureza às portas de Lisboa

Tapada Nacional de Mafra, a natureza às portas de Lisboa

A poucos quilómetros de Lisboa, encontra-se a Tapada Nacional de Mafra. Este ecossistema único no país permite observar vários animais em estado selvagem e propõe muitas outras experiências em turismo de natureza destinadas a famílias e crianças.

Pinterest Google+
PUB

A Tapada Nacional de Mafra é um dos locais de eleição na Região de Lisboa para um passeio durante a semana ou ao fim de semana, onde se poderá conhecer toda a herança deixada por D. João V.

 

Foi em 1747 que o Rei Magnânimo fundou a Real Tapada de Mafra com o objetivo de proporcionar um envolvimento natural ao Palácio-Convento, que fosse ao mesmo tempo um espaço de recreio venatório da monarquia e de fornecimento de lenha e de outros produtos ao Palácio-Convento.

 

Durante os séculos seguintes, a vida no parque continuou vocacionada para a caça e lazer dos membros da corte, mas com a Implantação da República, em 1910, estas atividades cessaram e a Tapada passou à designação atual, Tapada Nacional de Mafra.

 

VEJA TAMBÉM: DESCUBRA AS AVES QUE VIVEM EM FARO E NA CULATRA

 

Diversidade natural

Hoje, quem visitar este emblemático local continua a poder desfrutar do contacto próximo com a natureza e encontrar animais selvagens como veados e javalis, bem como observar voos de aves de rapina.

 

A diversidade de habitats presentes na Tapada Nacional de Mafra, bosques, pastagens, matos e linhas de água, permite a existência de um grande número de espécies animais.

 

Entre as árvores mais comuns, destacam-se o Eucalipto (Eucalyptus globulus), o Sobreiro (Quercus suber), o Pinheiro bravo (Pinus pinaster) e o Pinheiro-manso (Pinus pinea).

 

Para além de apreciar a paisagem, são muitas as experiências que se podem  ter numa visita à Tapada Nacional de Mafra. Passeios de comboio ou de carro elétrico, atelier de apicultura e demonstração de voo de aves de rapina, tiro com arco, circuitos para corrida, passeios pedestres ou percursos de BTT são alguns exemplos.

 

Para conhecer o programa de atividades disponível na altura que quiser visitar este ecossistema, consulte o site  tapadademafra.pt.

 

Pode entretanto ver algumas imagens na galeria no início do artigo. Bom passeio.

 

Artigo anterior

Cavalas e sardinhas: os benefícios das gorduras ómega 3

Próximo artigo

Peças de teatro sobre condição feminina ajudam a formar consciências