Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Tapada Grande, uma praia fluvial multifacetada

Tapada Grande, uma praia fluvial multifacetada

Localizada na Mina de São Domingos, Mértola, a praia fluvial da Tapada Grande é o refúgio para quem precisa de se refrescar ou de descontrair no Alentejo profundo. Com bandeira azul, uma extensa língua de água e uma esplanada fresca, é cada vez mais procurada na época balnear.

Pinterest Google+

A praia fluvial da Tapada Grande, localizada na Mina de São Domingos, assume-se hoje como uma das principais atrações do concelho de Mértola, sobretudo na época balnear, de 15 de junho a 15 de setembro.

 

Inicialmente construída para fornecer água para o processamento de minerais de baixo teor pela via húmida, durante o século XIX , esta grande albufeira de água assume hoje funções recreativas. E a sua oferta é alargada, o que a torna num espaço multifacetado que agrada à maioria das pessoas.

 

VEJA TAMBÉM: MÉRTOLA: PELOS CAMINHOS PERDIDOS DO CONTRABANDO

Numa das margens foi adicionada areia, para criar uma linha de praia que serve miúdos e graúdos, pelas águas calmas e quentes que oferece. O bar com um grande telheiro em madeira oferece sombra e bebidas frescas, bem como refeições ligeiras e petiscos com vista para as águas calmas e a vegetação circundante. Uma referência de qualidade são as bandeiras que exibe na praia, sendo galardoada com a Bandeira Azul desde 2012. Esta é ainda vigiada por um nadador salvador.

 

Mas a praia não é procurada apenas por banhistas. Dada a longa extensão da tapada, é também muito procurada para fazer canoagem ou paddle, não só no verão, mas em todas as estações.

 

Tem ainda wi-fi, sendo o único local com acesso público à internet nesta aldeia. À noite, assim a programação o permita, o anfiteatro instalado nesta praia fluvial dá azo a música e outras atividades artísticas. Vale a pena uma visita. Enquanto não for, espreite as imagens na galeria acima e veja o pequeno vídeo que lhe mostramos.

 

Artigo anterior

Vão sair pela primeira vez? Reveja as regras para o primeiro encontro

Próximo artigo

Novas tendências: a comida de verão está a mudar