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Sustentabilidade motiva consumidores a limitar gastos

Estudo europeu mostra mudança no comportamento dos consumidores com 57% dos portugueses a admitirem esta tendência.

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Na véspera do Black Friday, e à medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais proeminente na sociedade, de acordo com o estudo da Intrum, European Consumer Payment Report (ECPR) 2019, que será divulgado em breve, 42% dos consumidores europeus de 24 países afirma que «o interesse pela sustentabilidade motivou-me a limitar os gastos».

 

São sinais de mudança de atitude que, analisando as principais conclusões do estudo anual da Intrum, se confirmam nos resultados especialmente notáveis da Grécia (61% admitem esta preocupação), Eslováquia e Roménia (58%) e Portugal (57%).

 

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No entanto, este argumento da mudança está com uma adesão mais lenta noutras zonas da Europa. No outro extremo da escala, apenas 26% dos consumidores holandeses e 29% dos britânicos dizem que a sustentabilidade está a restringir os seus hábitos de consumo.

 

O estudo da Intrum observa ainda o impacto das redes sociais nos gastos sustentáveis e não sustentáveis. Cerca de três em cada dez consumidores europeus (32%) diz que as redes sociais aumentaram a consciencialização sobre a compra de produtos éticos e / ou sustentáveis. Finlândia, Grécia e Portugal ocupam o melhor lugar nesta categoria.

 

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Por outro lado, a influência não saudável das redes sociais também é clara quando se analisa outra resposta ao ECPR: 39% dos europeus concorda com a afirmação de que «as redes sociais criam uma pressão para eu consumir mais do que deveria».

 

Quadro: ‘O meu interesse em sustentabilidade motiva-me a limitar os gastos’

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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