Sustentabilidade, a tendência que chegou ao mundo das promoções
Biológico, comércio justo e natural são características que estiveram muito presentes na PSI 2018, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções, que decorre anualmente em Düsseldorf, na Alemanha.
Promover e associar-se à sustentabilidade do planeta é um conceito que chegou para ficar. Atravessa já várias áreas da sociedade e vai cada vez mais influenciando o comportamento dos consumidores. Tal também ficou claro em mais uma edição da PSI 2018, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções – sejam elas turísticas, empresariais ou institucionais -, que decorreu de 9 a 11 de janeiro, em Düsseldorf, na Alemanha, refletindo muito das solicitações do consumidor e das novas tendências de mercado.
Com 925 expositores de 37 países, e perto de 18 mil visitantes em três dias, foram amplos os produtos e novas tendências expostos. Emergentes e cada vez mais presentes são os conceitos de biológico, comércio justo e natural.
VEJA TAMBÉM: TENDÊNCIAS DE BEM-ESTAR PARA 2018: DO PODER DO SILÊNCIO À ARQUITETURA RENOVADA
«Há uma tendência inconfundível em relação à sustentabilidade e produtos de alta qualidade», comenta Michael Freter, diretor-geral da PSI. O último barómetro da PSI ressalta essa afirmação: mais de 90 por cento dos quase 1000 fornecedores possuem produtos certificados nas suas ofertas. E em mais de metade dos fornecedores e distribuidores esta percentagem já chega a 30% da sua oferta.
A própria feira PSI quer alavancar esta tendência da sustentabilidade, ao ter-se tornado na primeira exibição do género a nível mundial a eliminar os copos de plásticos dos seus corredores de expositores. Para beber café, chá ou água, os visitantes este ano fizeram-no em copos de porcelana, que eram depois devolvidos, evitando o desperdício de milhares de copos de plástico, inimigos da sustentabilidade.
VEJA TAMBÉM: TREINO INTERVALADO E AULAS DE GRUPO: AS TENDÊNCIAS DE FITNESS PARA 2018
A palavra-chave para 2018 pode aplicar-se a praticamente todos os segmentos de produtos, seja na área da papelaria, têxteis, bagagem ou loiça, tal como se verificou nos quatro pavilhões da PSI e que irão surgir no mercado das promoções um pouco por toda a Europa.
A tendência veio para ficar e promete maior presença na próxima exibição, já marcada para 8 a 10 de janeiro de 2019. Veja agora algumas imagens da feira de 2018 na galeria acima.