Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Sushi: sabe distinguir um hossomaki de um niguirizushi?

Sushi: sabe distinguir um hossomaki de um niguirizushi?

Já instalado como uma das preferências dos portugueses, o sushi pode tornar-se numa escolha difícil para os iniciados. Aprenda aqui o que há a saber sobre esta especialidade japonesa e surpreenda no próximo encontro à mesa.

Pinterest Google+
PUB

O sushi faz parte da cozinha japonesa há vários séculos, tendo sido inventado com base na forma como os japoneses transportavam o peixe, entre camadas de arroz que fermentava e conservava o peixe por mais tempo, suportando longas viagens. De forma simples, podemos dizer que o sushi é constituído por arroz avinagrado com cobertura ou recheio de diferentes tipos de peixe, frutos do mar, vegetais, legumes, frutas ou ovos.

 

A maior parte dos sushis devem ser comidos de uma só vez, exceto o temaki, o futomaki e o chirashizushi, que veremos mais à frente. O sushi é geralmente acompanhado de molho de soja, ou shoyu, onde se molha a peça antes de se levar à boca. Mas atenção! Não embeba demasiado o sushi no molho de soja, sob pena de não distinguir os sabores e de o sushi se desfazer.

 

VEJA TAMBÉM: AFINAL O SUSHI É OU NÃO SAUDÁVEL?

 

As peças de sushi

Hossomaki: É o tipo de sushi mais comum e simples de fazer. Consiste numa camada de arroz avinagrado e um recheio, que pode ser pepino, kani-kama, nabo em conserva, gengibre, ou tiras de peixes variados, como o salmão da imagem, enrolado fino e coberto por alga.

 

Uramaki: Este sushi é enrolado ao contrário do hossomaki. Ou seja, o arroz fica por fora e a alga não está visível. Geralmente tem mais de um ingrediente nos recheios, sendo um dos mais comuns o filadélfia (com queijo-creme e tiras de salmão, como na imagem) e o califórnia (com kani-kama, pepino e manga, ou abacate).

 

Futomaki: O sushi futomaki é enrolado como o hossomaki, mas é maior. Pode ser recheado com uma combinação de raízes, ovos, gengibre, legumes e algas.

 

Temaki: Esta é a maior peça de sushi. É enrolado à mão, em formato de cone, e pode ter recheios diversos como peixes, crustáceos, legumes e frutas.

 

Niguirizushi: Este sushi não agrada a todos por ter maior quantidade de arroz. É moldado à mão em formato de um pequeno bolinho, com cobertura de frutos do mar, legumes ou ovos ou peixes, como salmão.

Gunkanmaki: Este sushi é também chamado de ‘barquinho’. A alga por fora ajuda a suster a forma de barco, formando um recipiente que é geralmente recheado com ovas de peixes ou cubos de diversos tipos de peixe temperados.

 

Oshizushi: Este sushi é muito parecido com o niguirizushi. No entanto, é habitualmente feito numa caixa de madeira, onde o peixe e o arroz são enrolados e depois colocado um peso por cima para prensar. Depois é cortado em bocados como os da imagem (ver galeria de fotos).

 

Inarisushi: Este sushi tem um aspeto diferente porque o recheio de arroz avinagrado com gengibre é envolto em tofu, que vai a fritar.

 

 

 

Artigo anterior

O sabor de gelado perfeito para cada signo

Próximo artigo

Refresque a casa de forma económica