Home»FOTOS»Sushi dos Sá Morais: a hospitalidade portuguesa e o rigor japonês à mesa

Sushi dos Sá Morais: a hospitalidade portuguesa e o rigor japonês à mesa

Restaurantes de sushi há muitos, mas este é difícil de esquecer, não só pela qualidade da comida, mas sobretudo pela forma como nos envolve numa narrativa que vai além da degustação de niguiris ou gunkans. Daqui saímos felizes: satisfeitos com a refeição e divertidos com as analogias que aproximam Portugal e Japão à mesa. Já reparou no trocadilho do nome do restaurante?... Ahhh!

Pinterest Google+

Agora que já viu o trocadilho no nome deste restaurante de sushi e antes de lhe apresentarmos a carta, vamos dar-lhe a conhecer o anfitrião desta viagem gastronómica, o personagem Manuel Sá Morais. Este português terá ido para o país do sol nascente e por lá se terá perdido de amores por uma japonesa e pela gastronomia nipónica. De regresso a Portugal, esta figura fictícia quis dar a conhecer a cozinha japonesa, juntando a afamada hospitalidade portuguesa ao conhecido rigor da cultura japonesa. Esta é a história que dá corpo ao Sushi dos Sá Morais.

 

Aberto desde 2016, na Rua Castilho em Lisboa, o restaurante tem uma nova casa, agora na Rua Latino, onde pretende continuar a oferecer sushi de qualidade a preços acessíveis. Com a abertura do novo espaço, a 1 de junho, a equipa composta por cinco sócios aproveitou para melhorar também a carta.

 

VEJA TAMBÉM: GROOVE, UM RESTAURANTE PORTUGUÊS COM SABOR TROPICAL

 

Assim, mantêm-se os pratos mais emblemáticos, como o edamame especial – feijão de soja salteado em azeite e alho, com gengibre, tougarashi e molho de soja. Este, quando servido acompanhado de cerveja, substitui os típicos tremoços portugueses, numa alusão mais uma vez às trocas culturais entre países. Mantém-se na carta também o ceviche de três peixes e o tártaro de salmão com molho do chef e manga.

 

Aos clássicos juntam-se as novidades, como é o caso do salmão Sá Morais – salmão com ponzu de trufa –, uma das várias propostas que vêm refrescar a carta, de forma a que atuais e novos clientes encontrem (muito) bons motivos para almoçar ou jantar e, naturalmente, regressar. Mas a grande surpresa é o “À Grande e à Japonesa”, o novo menu individual de degustação em que a experiência passa por várias opções ao longo da carta, de entradas a pratos especiais, passando pelo sushi e sashimi.

 

Mas voltemos às mesclas culturais. A gastronomia japonesa com um toque de portugalidade passa também pelo pica-pau de atum, servido como o tradicional pica-pau, ou pelo niguiri tuga, sendo este um peixe branco com coentros e azeite servido sobre o tradicional arroz de sushi.

 

VEJA TAMBÉM: VESTIGIUS, O MAR SERVIDO COM HISTÓRIA E CARISMA

 

E porque o Sushi dos Sá Morais é um restaurante onde todos são bem-vindos, tanto aqueles que tratam os nigiris, makis e uramakis por tu, como os que ainda tentam perceber se gostam ou não de peixe cru, a  melhor sugestão para os almoços de segunda a sexta é mesmo o menu Sá Morais que, por 13,50€ por pessoa, inclui uma deliciosa sopa Misoshiru, uma entrada, um combinado de sushi e sashimi de 18 peças, ou um Yakisoba Tori ou Yasai, e café.

 

A decoração, essa, também reflete a união dos dois países. A estética é japonesa, mas olhe com atenção e vai reparar que os motivos juntam símbolos de ambos os países. Um quadro mostra um bonsai com um manjerico, outro os candeeiros típicos de ambos os países e outro ainda apresenta a bandeira japonesa composta por calçada portuguesa figurada. Entretenha-se a descobrir mais.

 

Ficou curioso? Dirija-se ao número 50A da Rua Latino Coelho, em Lisboa. Esta aberto de segunda a domingo das 12h às 15h30 e das 20h às 23h30. Entretanto, veja algumas imagens dos pratos e do espaço na galeria no início do artigo.

 

 

 

Artigo anterior

Sofre de acne? Conheça os cuidados especiais a ter durante o verão

Próximo artigo

Ocean Cay: conheça a ilha da MSC Cruzeiros que vai abrir em novembro