Surfista Miguel Blanco escolhido como embaixador de projeto de alimentação sustentável
O Eat4Change é um projeto a quatro anos liderado pela WWF Finland e que engloba vários outros parceiros, entre eles a ANP|WWF. A iniciativa quer contribuir para objetivos de desenvolvimento sustentável, levando a que os europeus, sobretudo os jovens, tenham uma maior consciência do impacto das dietas na saúde e no planeta.

A WWF, organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, desenvolveu o projeto Eat4Change, tendo sido escolhido, para embaixador, o surfista Miguel Blanco.
O Eat4Change é um projeto a quatro anos liderado pela WWF Finland e que engloba vários outros parceiros, entre eles a ANP|WWF. A iniciativa quer contribuir para objetivos de desenvolvimento sustentável, levando a que os europeus, sobretudo os jovens, tenham uma maior consciência do impacto das dietas na saúde e no planeta, que tenham uma maior compreensão crítica do seu papel como consumidores e cidadãos ativos e que adotem dietas mais sustentáveis.
Para Miguel Blanco, «é uma honra ser embaixador deste projeto da ANP|WWF, porque nos últimos anos a produção alimentar causou 70% da perda de biodiversidade em terra e 50% em água doce. É imperativo mudar a forma como produzimos e consumimos alimentos».
O bicampeão nacional de surf acrescenta ainda: «É importante passar a mensagem de como podemos e devemos fazer uma dieta sustentável e chegar assim ao maior número de pessoas, sobretudo aos mais novos, que são as pessoas do futuro».
O Eat4Change visa ainda envolver e influenciar empresas e decisores políticos para que adotem práticas que melhorem o sistema alimentar, defendendo que a adoção de dietas que respeitam o planeta ajudará a restaurar a natureza através da redução das emissões, a travar a desflorestação, a salvar a vida selvagem e a melhorar a nossa saúde.
Miguel Blanco é bicampeão nacional de surf e é conhecido pelo “surfista ecológico”, devido à sua dedicação ao surf e à biologia marinha. Foca-se na ideia de integrar o surf e a ecologia. Para Miguel, os surfistas são quase como embaixadores naturais dos oceanos e por isso têm de ser os primeiros a proteger o mar, as ondas e todo o seu ecossistema. Está envolvido em inúmeros projetos ambientais, dando voz também à sensibilização da poluição nos oceanos. Torna-se em 2021 o embaixador do programa Eat4Change, da WWF.