Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Surf solidário chega às ondas portuguesas

Surf solidário chega às ondas portuguesas

O PRIO Softboard Heroes junta nomes nacionais do surf e VIPs à iniciativa que pretende doar 10 mil euros a associações portuguesas. Decorre a 16 de julho.

Pinterest Google+
PUB

No dia 16 de julho, as ondas portuguesas recebem o PRIO Softboard Heroes, o novo evento de surf em Portugal de cariz solidário, que reúne profissionais da modalidade e convidados, numa competição onde o objetivo é angariar dinheiro para ajudar associações portuguesas sem fins lucrativos.

 

Com lugar na praia da Física, em Santa Cruz, o PRIO Softboard Heroes nasce da vontade em criar uma iniciativa que promovesse a prática do surf e que, simultaneamente, pudesse ajudar quem mais precisa. Com um total de 10 mil euros para doar, o evento pretende apoiar associações como a Acreditar, a Renascer, a NÓS e a Crescer.

 

Segundo Salvador Stilwell, responsável pela organização do evento, «felizmente, a modalidade do surf já alcançou uma dimensão em Portugal notável e há uma goodwill associada que é reconhecida e valorizada pela maioria. Tendo em conta as dificuldades que se fazem sentir por muitos, no contexto pandémico e desafiante que vivemos, pensámos que esta seria uma boa oportunidade de juntar o surf às causas sociais e promover uma competição sem igual, onde os prémios não revertem diretamente para os competidores, mas sim para um conjunto de instituições solidárias que precisam, mais do que nunca, de apoio».

 

VEJA TAMBÉM: QUER INICIAR-SE NO SURF? VEJA ESTAS DICAS

 

16 surfistas por quatro causas

O evento contará com a participação de um total de 16 surfistas, repartidos em 4 equipas compostas por surfistas profissionais, jovens esperanças da modalidade e até VIPS. Cada equipa irá representar uma associação e ficará responsável por competir por ela, sendo que cada vitória equivale a um montante para a associação.

 

«Todos os participantes estarão totalmente dedicados a representar o melhor possível a sua associação, a defendê-la e a vencer por ela. O sentimento de competição partilhado por todos está aliado, acima de tudo, a uma solidariedade de grupo imensa e a uma vontade de angariar a máxima quantia possível para ajudar quem mais precisa», adianta.

 

Além do apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Noah Surf House, o evento conta com o patrocínio oficial da PRIO, que dá nome à competição. Para Ana Pinho, diretora de Marketing da PRIO, «enquanto empresa socialmente responsável e consciente, faz-nos todo o sentido patrocinar um evento como este que é, no fundo, uma causa notável. A PRIO tem a missão de conjugar a sua energia com a energia e a solidariedade dos portugueses, tendo já vindo a desenvolver diversas ações no sentido de consciencializar para a preservação da água e dos oceanos, e agora chegou a altura de dar destaque às suas ondas solidárias».

 

Além de uma competição solidária, o PRIO Softboard Heroes será também um evento inédito onde os competidores não utilizarão as suas próprias pranchas, mas sim pranchas de softboard, um tipo de pranchas de surf não convencionais, com um acabamento de material macio como a espuma que, como conclui Salvador, «contribuirá para que o formato da competição seja ainda mais inovador, disruptivo, descomplicado e, sobretudo, divertido».

 

Nomes do surf nacional como os surfistas Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Alves, Miguel Blanco, Mariana Rocha Assis e os atores Pedro Sousa e Tiago Teotónio Pereira são, para já, alguns competidores confirmados para o dia 16 de julho.

 

Artigo anterior

Está numa relação saudável? Veja este check list

Próximo artigo

Festival Cidades Resilientes debate futuro dos espaços urbanos