Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Sumos: elixir de energia para o dia

Sumos: elixir de energia para o dia

Apenas um copo de sumo é capaz de suprir o organismo de várias vitaminas e sais minerais. Saiba porquê e conheça ainda receitas de sumos para combater a celulite e para ajudar a emagrecer.

Pinterest Google+
PUB

Quando acordamos maldispostos sem razão aparente, isso pode significar que o nosso organismo não está nada bem. Para compensar esta indisposição, o melhor é aproveitarmos “aquele” restinho de força que temos, e ir até à cozinha preparar um sumo natural.

 

Vai ver que num instante prepara o sumo e este lhe dá energia para enfrentar com ânimo o resto do dia. Isso acontece porque um copo de sumo é capaz de suprir o organismo de várias vitaminas e sais minerais.

 

VEJA TAMBÉM: SUMO DE MAÇÃ ALIVIA PROBLEMAS DE ESTÔMAGO

 

Fruta, vegetais ou legumes

Independentemente da preparação e dos ingredientes do sumo, a água é uma presença obrigatória. Este líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo. Na verdade, a água participa em todos os processos metabólicos.

 

Ou seja, controla a temperatura corporal; transporta as fibras que estimulam o trânsito intestinal, que previne a prisão de ventre; auxilia no funcionamento dos rins e favorece a digestão (quando bebida moderadamente). Os benefícios do consumo, normalmente, são bem visíveis. A pessoa apresenta uma pele mais bonita, luzidia e sem celulite (pois é, a água ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo).

 

Comer ou beber?

Os sumos são a melhor opção para quem diz que tem falta de tempo ou, simplesmente, para quem não apetece descascar/preparar uma peça de fruta, legumes ou vegetais frescos. Afinal, o que é mais fácil preparar: um prato cheio de cenouras cozidas e cortadas em rodelas ou beber um copo de sumo natural?

 

Alguns profissionais de saúde recomendam beber pelo menos um copo de sumo natural por dia – que corresponde a uma porção de frutas ou vegetais. Apesar de o ideal, para fornecer uma quantidade razoável de nutrientes ao organismo, ter que ser consumido três a cinco porções de frutas e vegetais por dia – dependendo sempre dos factores pessoais que têm que se ter em conta, como: sexo, altura, peso, actividade física e outros.

 

VEJA TAMBÉM: MANTENHA A ENERGIA: ALIMENTOS MAIS RICOS EM POTÁSSIO DO QUE A BANANA

 

Quanto ao horário para a ingestão não existe uma regra definida. No entanto, beber um sumo natural pela manhã ajuda a aumentar o nosso bem-estar e a disposição, devido aos nutrientes presentes nesses alimentos.

 

Não existem estudos científicos que comprovem algum efeito adverso provocado por uma ingestão elevada de sumos naturais. Mas o ideal – em tudo na vida – é manter o bom senso. Uma das recomendações a ter em conta é: assim que preparada a bebida, esta deve ser imediatamente ingerida, para que não haja uma perda significativa dos nutrientes. Afinal, algumas vitaminas, como a C oxidam-se facilmente. Ainda assim, nada impede que possa congelar o sumo.

 

sumo

Propriedades terapêuticas de algumas receitas de sumos. Prepare e delicie-se:

Sumo para a celulite

Indicação: o pepino hidrata porque é rico em água, também é desintoxicante, se introduzirmos uma beterraba – que ajuda à circulação sanguínea, esta mistura auxilia o organismo a eliminar as toxinas que encontram-se nas células.

 

O resultado é uma pele mais uniforme. Se juntarmos uma maçã que facilita a digestão e uma cenoura que contribui para o bom funcionamento do intestino, temos o sumo perfeito.

 

Ingredientes: 1/2 pepino grande; 1 beterraba média; 1/2 maçã média; 4 cenouras pequenas; água q.b.

 

Modo de preparação: Descasque e corte todos os ingredientes, depois com a varinha mágica triture-os até formar uma papa. Enfeite com um palito de cenoura e sirva.

 

Sumo para emagrecer

Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba facilita a circulação sanguínea no organismo. E as algas contribuem para inibir o apetite, dando uma maior sensação de saciedade.

 

Ingredientes: 1/2 chávena de chá de algas secas; 1 beterraba média; 1/2 maçã média; 4 cenouras pequenas; água q.b.

 

Modo de preparação: Descasque e corte todos os ingredientes, menos as algas, depois com a varinha mágica triture-os até formar uma papa. Junte as algas e reserve o sumo, passados alguns minutos bata o sumo no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã.

Artigo anterior

1º Beer Ato junta cerveja artesanal, street food e música

Próximo artigo

O colaborador pós-Covid 19