Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Sumos e batidos: bebidas nutritivas e naturais para o verão

Sumos e batidos: bebidas nutritivas e naturais para o verão

Nesta época do ano, nada mais saudável, nutritivo e refrescante do que beber um bom sumo natural ou batido de fruta. Um momento no qual deve ser apreciado o bom sabor da fruta, preferencialmente fresca e biológica. Veja algumas dicas e receitas.

Pinterest Google+
PUB

Apesar das temperaturas mais altas no verão, muitas pessoas preferem ou estão mais acostumadas a ingerir outro tipo de bebidas, como refrigerantes, chás gelados e cervejas ou outras bebidas alcoólicas.

 

Que a água é a melhor das bebidas, está fora de questão discutir-se sobre essa temática. Até porque a água é o principal constituinte do nosso organismo, pois aproximadamente 60% do nosso peso é composto por este líquido. E assim também a água é a melhor bebida para hidratar. Entre muitas outras funções da água está o transporte de substâncias através do sangue, a eliminação de compostos tóxicos, na lubrificação das articulações, para a realização de reações químicas, etc.

 

Quando as temperaturas começam a elevar-se, geralmente perdemos mais líquidos através da transpiração. Este é um dos mecanismos que o nosso organismo tem para que possamos manter a nossa temperatura corporal estável. E é por isso que precisamos de repor os líquidos perdidos ao longo do dia. As bebidas que devem ser escolhidas são a água, infusões, tisanas, caldos, etc., e nunca esquecendo os sumos e os batidos de frutas naturais.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ COMEU FRUTA HOJE? A HORA CERTA PARA O FAZER

 

Nota – Por curiosidade a água de coco é um isotónico natural e por isso também deve ser bebida. Ela fornece eletrólitos, como magnésio, potássio e magnésio ao organismo, que são perdidos com a água durante a transpiração e outros meios de eliminação de líquidos.

 

Os sumos naturais e os batidos de frutas, depois da água, são consideradas bebidas importantes. Porque para além de reporem os líquidos perdidos fornecem nutrientes fundamentais ao organismo, como vitaminas e sais minerais. E é tão bom apreciar e saborear um bom copo de sumo ou de um batido refrescante feito a partir de frutos naturais e da época.

 

Para enriquecer nutricionalmente ainda mais os sumos e/ou os batidos, há quem goste de acrescentar outros alimentos, para além dos ingredientes base: a água e a fruta. Dentro desses alimentos podem-se incluir o leite, superalimentos, cereais de pequeno-almoço, mel, iogurte, ervas aromáticas, algumas especiarias, açúcar e/ou adoçante, são bons exemplos – que podem ser bebidos em qualquer altura do dia, seja ao pequeno-almoço, meio da manhã, lanche ou ceia.

 

Refrigerantes e bebidas alcoólicas

Por razões óbvias e porque todas as pessoas já sabem, determinadas bebidas devem ser evitadas, como os refrigerantes (com ou sem gás), os sumos industrializados e as bebidas alcoólicas. Normalmente, os refrigerantes são ricos em calorias devido ao açúcar presente na sua composição. Os restantes ingredientes que fazem parte da composição dos refrigerantes são: água gaseificada, corantes e conservantes, ou seja, praticamente aditivos alimentares. Que não acrescentam nutricionalmente nada à bebida. Além disso, o gás presente no refrigerante pode causar desconfortos intestinais, flatulência (gases), e outros sintomas que não são nem um pouco desejados.

 

O refrigerante light, apesar de apresentar menos calorias, quase 0 calorias, apresenta os mesmos inconvenientes citados dos refrigerantes comuns. Por isso, não tenha dúvidas na hora de escolher, e beba um sumo natural de frutas e/ou mesmo um batido. Quanto às bebidas alcoólicas, estas por serem diuréticas favorecerem a perda de líquidos.

 

Sendo assim, tanto em adultos como em crianças e idosos deve ser diariamente estimulada a ingestão de outros líquidos como água, infusões, batidos e sumos naturais, são bons exemplos. Mesmo que o organismo não tenha sede é fundamental a ingestão de bebidas não alcoólicas.

 

Se a maioria das pessoas pensasse mais na saúde, naqueles momentos que querem “matar a sede”, tenho a certeza de que encontraríamos mais indivíduos com o peso aceitável e dentro do intervalo considerado normal, segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), que preferissem beber sumos e/ou batidos naturais.

 

Porque são mais saudáveis do que qualquer refrigerante tradicional. Sem falar do seu valor nutritivo fundamental para a boa manutenção da saúde.

 

Em seguida estão algumas receitas de sumos e batidos naturais de frutas, muito saborosos e fáceis de fazer. Contudo é importante ser dito que na preparação destas agradáveis bebidas, diferentes combinações de fruta e/ou vegetais da época, ervas aromáticas, especiarias, etc podem, e mesmo devem ser experimentadas. Mas tenha noção que a criatividade e a imaginação não têm limites! Para preservar as qualidades nutricionais dos sumos e dos batidos naturais, sempre que possível, estes devem ser preparados o mais próximo possível da ocasião de consumo.

 

Dicas a ter atenção antes da preparação dos sumos e batidos

Em primeiro, é imprescindível ter um bom liquidificador ou então um copo e a respetiva varinha mágica de boa potência. As frutas devem ser muito bem lavadas para retirar as possíveis impurezas e alguns produtos químicos que possam conter. O ideal é utilizar frutas de origem biológica e da época porque são mais saborosas e naturais. Além de lavar muito bem a fruta, deve retirar-se todos os pedaços “tocados” (aquelas manchas escuras que muitas vezes as frutas têm), e/ou se a fruta estiver bastante “tocada” ou cheia de bolores rejeitá-la por completo.

 

Posto isto, vamos fazer os sumos e os batidos. Veja receitas nas próximas páginas…

 

Artigo anterior

Pilosela, a planta que ajuda a combater a retenção de líquidos

Próximo artigo

Funchal no top 3 das cidades com melhor qualidade de ar na Europa