Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Sumos de beterraba são benéficos para a saúde na terceira idade

Sumos de beterraba são benéficos para a saúde na terceira idade

Novo estudo garante que tomar uma dose diária de sumo de beterraba pode ser benéfico para a saúde na terceira idade.

Pinterest Google+

Um copo de sumo de beterraba pode baixar a pressão arterial e ajudar pessoas na terceira idade com problemas cardíacos, segundo um estudo publicado no ‘Jornal da Universidade Americana de Cardiologia’.

 

Um grupo de investigadores da Escola de Medicina Floresta Desperta, em Winston-Salem, Estados Unidos, testaram se uma pequena quantidade de nitrato inorgânico (sumo de beterraba), durante uma semana, poderia melhorar a resistência de homens e mulheres com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.

 

Vinte pacientes, com idades acima dos 69 anos, receberem uma dose única de sumo de beterraba no primeiro dia do estudo. Durante uma segunda fase do estudo, os investigadores deram, aos mesmos idosos, doses diárias de sumo de beterraba. Os participantes beberam, ainda, um sumo 45 minutos antes da hora dos testes de ciclismo, onde estiveram sentados numa posição vertical.

 

Quanto aos idosos que consumiram uma dose diária, durante uma semana, observou-se que a resistência melhorou cerca de 24%, em comparação com aqueles que apenas receberam uma única dose de sumo de beterraba. Estes últimos não apresentaram qualquer melhoria.

 

Os participantes que consumiram uma dose diária também tiveram uma redução significativa da pressão arterial em repouso e no pós-treino, em comparação com as tendências menos significativas entre o outro grupo.

 

Não obstante, a equipa pretende aprofundar a questão com mais ensaios clínicos para poder determinar se esta opção dietética pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca que não conseguem praticar exercício físico, escreveram os autores do estudo, no ‘Jornal da Universidade Americana de Cardiologia’.

 

Aprenda a fazer húmus de beterraba

Artigo anterior

As mulheres precisam de um sono de beleza mais longo do que os homens

Próximo artigo

Quer dormir num ninho?