Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Suicídio: uma pessoa morre a cada 40 segundos

Suicídio: uma pessoa morre a cada 40 segundos

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens dos 15 aos 29 anos e é mais comum em homens do que em mulheres nos países desenvolvidos. Dados da Organização Mundial de Saúde, no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ressalta que é preciso incorporar estratégias de combate ao suicido nos sistemas nacionais de saúde e educação.

Pinterest Google+

A cada 40 segundos suicida-se uma pessoa revela a Organização Mundial de Saúde neste que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Os métodos mais comuns de suicídio são enforcamento, envenenamento por pesticidas e armas de fogo.

 

A taxa global de suicídio é de 10,5 por 100.000. Mas as taxas variaram amplamente entre países, nomeadamente de 5 mortes por suicídio por 100.000 a mais de 30 por 100.000. Porém, 79% dos dos suicídios no mundo ocorrem em países com rendimentos baixos e médios. Os dados indicam também que morrem quase três vezes mais homens do que mulheres por suicídio em países de rendimento elevado, em contraste com os outros países onde a taxa é mais semelhante entre géneros. O suicídio é ainda a segunda principal causa de morte entre jovens dos 15 a 29 anos, após acidentes rodoviários.

 

VEJA TAMBÉM: PSICÓLOGA ALERTA: OS PRIMEIROS SINAIS DE DEPRESSÃO

 

O número de países com estratégias nacionais de prevenção ao suicídio aumentou nos cinco anos desde a publicação do primeiro relatório global da OMS sobre suicídio, afirma a Organização Mundial da Saúde. Mas o número total de países com estratégias ainda é muito baixo.

 

«Apesar do progresso, ainda morre uma pessoa a cada 40 segundos por suicídio», disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. «Toda morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas. No entanto, os suicídios são evitáveis. Conclamamos todos os países a incorporar estratégias comprovadas de prevenção de suicídio nos programas nacionais de saúde e educação».

 

VEJA TAMBÉM: COMO AJUDAR ALGUÉM COM PENSAMENTOS SUICIDAS?

 

O registo e a monitorização regular do suicídio a nível nacional são a base de estratégias nacionais eficazes de prevenção do suicídio. No entanto, apenas 80 dos 183 Estados Membros da OMS possuem registos de boa qualidade.

 

A 10 de setembro, a OMS – em colaboração com parceiros globais, a Federação Mundial de Saúde Mental, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e a United for Global Mental Health – lança a campanha ‘40 segundos de ação‘. O ponto culminante da campanha será no Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro, cujo foco este ano também é a prevenção do suicídio.

Artigo anterior

Como ajudar alguém com pensamentos suicidas?

Próximo artigo

Calçado português valorizado em prova cega por compradores internacionais