Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Suavizar as articulações com a Ayurveda

Suavizar as articulações com a Ayurveda

O impacto de uma alimentação baseada em alimentos processados e muito cozinhados tem-se feito sentir em vários aspetos da nossa vida quotidiana, e um deles é na saúde das nossas articulações.

Pinterest Google+
PUB

A artrite ou Sandhivat é caracterizada principalmente por sintomas como dor nas articulações, vermelhidão, inchaço, edema e inflamação. A artrite desenvolve-se após a inflamação das articulações ou através da quebra da almofada de cartilagem presente entre dois ossos.

 

Um disco de cartilagem intacto atua como um amortecedor que suaviza o movimento, como caminhar, correr, saltar. Na artrite surge a inflamação ou rutura da cartilagem fazendo os ossos friccionarem-se uns contra os outros sem amortecimento, o que provoca dor severa e dificuldade em mover a articulação.

 

Existem vários tipos de distúrbios músculo-esqueléticos, sendo os mais comuns a   osteoartrite e a artrite reumatoide. A osteoartrite é uma condição crónica que causa a quebra da cartilagem da articulação. A perda do efeito de amortecimento causa rigidez, dor e perda de movimento na articulação.

 

VEJA TAMÉM: MASSAGEM ABHYANGA: O TOQUE TERAPÊUTICO NA MEDICINA AYURVÉDICA

 

A artrite reumatoide é caracterizada por dor, inflamação, vermelhidão e inchaço das articulações, causadas pela inflamação das articulações. É uma doença auto-imune e ocorre quando o próprio sistema imunitário ataca os tecidos saudáveis, podendo a inflamação espalhar-se também para outras partes do corpo, como músculos, vasos sanguíneos, nervos e olhos.

 

Os sintomas comuns da artrite são dor no corpo, falta de paladar, sede excessiva, letargia, peso no corpo, febre, rigidez matinal nas articulações, dor aguda nas articulações, e pode vir acompanhada por outros sintomas como obsstipação, indigestão, distensão abdominal e insónia.

 

Terapia Ayurvédica para a artrite

Como Ama e Vata (ou a matéria não digerida tende a viciar o Vata funcionando como um envenenamento alimentar) são os principais fatores causais, um remédio de longo prazo para artrite deve incluir alguns métodos de tratamento aprofundados para digerir Ama e reduzir o Vata. A digestão deve melhorar lentamente de tempos em tempos, reduzindo assim a produção de Ama, de modo que nenhum outro Ama seja criado a longo prazo. Este é um método lento, constante e gradual, e envolve uma série de autênticos tratamentos ayurvédicos.

 

A principal causa de Amavata está na alteração da  digestão e do metabolismo causado por hábitos alimentares pouco saudáveis. Quando há diminuição do poder digestivo devido ao avanço da idade este fator pode resultar em osteoartrite, um desequilíbrio comum em idosos, que causa incapacidade crónica e afeta a qualidade de vida.

 

As terapias ayurvédicas, como o Virechana (purga), a Abhyanga (oleação), o Basti (retenção de óleo) e a Upanaham (pasta terapêutica), oferecem cura para a artrite, corrigindo o processo de digestão e o metabolismo. Estes tratamentos envolvem óleos medicinais para lubrificar as articulações e fortalecer os músculos ao redor delas.

 

O Virechana (purga) faz parte da terapia Panchakarma e é eficaz contra os distúrbios associados ao Pitta. Induz à limpeza do sistema digestivo, da vesícula biliar e das toxinas do fígado, a fim de pacificar o Pitta e remover os seus distúrbios. O Virechana também purifica o sangue.

 

A Abhyanga é uma massagem relaxante de corpo inteiro com óleos medicinais. Esta terapia lubrifica e fortalece as articulações e melhora o tónus muscular. A abhyanga aumenta a circulação sanguínea e promove a rápida remoção de resíduos metabólicos para reduzir a dor inflamatória causada pela artrite.

 

O Basti é uma parte essencial do Panchakarma, que é altamente eficaz para equilibrar o Vata. Ele limpa o cólon de onde surgem numerosos problemas do Vata, incluindo a artrite.

 

A Upanaha é uma terapia ayurvédica eficaz para dores nas articulações causadas por artrite. Nutre os tecidos e trata a osteoartrite e também diminui o inchaço e a dor localizada resultante de lesões nas articulações. A terapia envolve a aplicação de uma pasta de ervas quente e medicinal, que é então coberta com folhas de ervas para aliviar a dor e, finalmente, enfaixada com um pano de algodão. Este curativo é então removido após algumas horas.

 

O tratamento ayurvédico da artrite inclui correção da digestão e do metabolismo, imunomodulação, tratamento da dor nas articulações com terapia Panchakarma e medicamentos ayurvédicos. Portanto, o Shodhana ou terapia purificadora e o Shamana ou o tratamento paliativo juntos desempenham um papel significativo no tratamento de Amavata.

raíz de gengibre

Dina Charya – rotina diária

O jejum é altamente essencial para aumentar a digestão de Ama. O jejum pode ser completo ou parcial.

 

Exercícios leves devem complementar os tratamentos ayurvédicos diários. A quantidade e a intensidade dos exercícios podem variar de pessoa para pessoa, dependendo dos seus limites e capacidades.

 

A ingestão liberal de sumos de frutas ricos em vitamina C ajuda a aumentar a eficácia dos tratamentos ayurvédicos anti-artrite. A vitamina C é altamente essencial para reduzir a dor esquelética.

 

A Guggul, é uma erva altamente eficaz para curar a artrite.

 

Alimentos anti-inflamatórios benéficos para o tratamento da artrite:

– Peixes como salmão, cavala e atum, peixes ricos em ómega 3 que ajudam a reduzir bastante os sintomas da artrite.

– O gengibre é essencial pois pode ajudar a curar várias doenças reumáticas, neurológicas e músculo-esqueléticas. Tomar cerca de 5 gramas de gengibre fresco, cerca de três vezes ao dia, pode ajudar a aumentar a digestão e, assim, reduzir a formação de Ama.

– Um composto primário do açafrão-da-índia, a curcumina tem fortes efeitos anti-inflamatórios que ajudam a evitar rigidez matinal e inchaços nas articulações, além de aumentar a capacidade de caminhada de pacientes com artrite.

– O alho é amplamente utilizado em vários medicamentos ayurvédicos, particularmente na medicina anti-artrite já que ajuda a aliviar os sintomas e a dor da artrite de forma acentuada.

– O sumo de batata crua provou ser altamente eficaz na redução dos sintomas da artrite. O aipo, especialmente o seu extrato fluido, pode ajudar a diminuir doenças relacionadas com a artrite. O talo verde do ruibarbo é outro alimento benéfico com imenso poder de cura da artrite.

 

Todas as recomendações devem ser acompanhadas pela supervisão especializada de um médico ou terapeuta ayurvédico.

 

Artigo anterior

Como substituir a manteiga na alimentação

Próximo artigo

Salada alemã de batata