Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Stevia – o novo adoçante natural ideal para dieta e controlo de peso

Stevia – o novo adoçante natural ideal para dieta e controlo de peso

Existe um novo adoçante natural que encerra a possibilidade de alterar para sempre a forma como olhamos para os alimentos com açúcar.

Pinterest Google+
PUB

O stevia é um adoçante milenar extraído das folhas da planta glicosídeos de steviol. Tem uma extraordinária poder adoçante, sendo entre 200 a 300 vezes mais adoçante e tendo a particularidade de não fornecer calorias.

 

Por essa mesma razão, as autoridades de saúde na Europa – EFSA (European Food Safety Authority) dedicaram-se ao seu estudo. Após a análise de mais de 200 estudos científicos, ficou comprovado que o stevia é seguro para a saúde humana em qualquer idade e pode ser utilizado também por grupos de risco, nomeadamente crianças, grávidas e diabéticos.

 

Este adoçante é muito versátil, podendo ser utilizado em qualquer preparação culinária, já que o calor não altera as suas propriedades. Tem ainda a particularidade de não transmitir aos alimentos qualquer sabor artificial, permitindo aos alimentos a manutenção de todo o seu sabor.

 

Sendo indicado para grupos de risco, o facto é que é também ideal para utilização de pessoas que estejam a planear uma dieta ou tenham um estilo de vida saudável que passe pelo controlo regular do seu peso. Ao não estimular a produção de insulina faz com que o corpo acumule menos gordura, sendo ideal para quem quer perder ou manter o seu peso sem necessidade de cortar em alimentos com açúcar.

 

Além destes benefícios, a planta stevia fornece também uma boa dose de vitaminas, especialmente vitamina A, e C e alguns minerais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, e zinco. É também uma excelente fonte de fibra, outra das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

 

O stevia posiciona-se, por isso, como um grande aliado para aqueles que procuram seguir um estilo de vida mais saudável, propiciando pratos muito menos nocivos para a saúde.

 

Artigo anterior

Qual é a sua marca pessoal?

Próximo artigo

Colin Farrell luta pelo casamento gay na Irlanda