Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Start-up americana inventa detetor de glúten portátil

Start-up americana inventa detetor de glúten portátil

As pessoas que sofrem de doença celíaca ou as pessoas que, simplesmente, seguem à risca uma dieta isenta de glúten podem agora sorrir porque o dia em que vão conseguir ter (sempre) a certeza de que não estão a ingerir esta proteína de origem vegetal está quase a chegar.

Pinterest Google+
PUB

Chama-se Nima, sorri e em apenas dois minutos diz-lhe se um produto tem, ou não, glúten, isto graças à invenção de um grupo de jovens químicos, especialistas em informática, designers e cientistas, que trabalham na 6SensorLabs, uma start-up de São Francisco, nos Estados Unidos.

 

A partir do conceito “Confia na tua Comida”, foi criada o Nima, um aparelho triangular portátil — considerado pela revista ‘Time’ a “Melhor Invenção de 2015” —, que deteta se um alimento é, ou não, isento de glúten.

 

De acordo com o que relata a publicação online da revista norte-americana ‘Esquire’ o Nima funciona de uma forma muito simples: o utilizador coloca um pouco do líquido ou da comida que quer testar dentro de uma cápsula que é inserida no Nima.

 

Depois só precisa de esperar para que o Nima faça o seu truque: em três minutos, ele diz-lhe se aquele produto é, ou não, isento de glúten, através de caras: se estiver livre aparece um smile a sorrir, se contiver mais de 20 ppm (parte de um milhão, uma medida de concentração) — a quantidade máxima de glúten que um alimento pode ter para ser considerado isento — aparece um smile chateado.

 

O Nima ainda só está em fase de pré-venda e, por enquanto, ainda não é enviado para Portugal. Mas não perca a esperança: um dia vai conseguir ter 100% de certeza de que não anda a ser enganado pelos supermercados, restaurantes e familiares.

 

Artigo anterior

Johnny Depp é o ator menos rentável de 2015

Próximo artigo

A autoimagem