Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Sopa é uma aposta saudável para toda a família

Sopa é uma aposta saudável para toda a família

De facto, as sopas são pouco calóricas mas são um verdadeiro cocktail de vitaminas e de minerais. Têm a grande vantagem de guardarem a qualidade nutricional dos seus ingredientes, porque, mesmo que se percam vitaminas e minerais, estas ficam sempre no caldo.

Pinterest Google+
PUB

Apesar das várias pragas, doenças e invasões que têm ocorrido ao longo dos séculos no nosso planeta, a sopa perdurou e atravessou gerações, existindo até centenas de receitas associadas. Este cruzar de várias gerações não aconteceu por acaso, mas sim devido aos inúmeros benefícios nutricionais associados à sopa, que é, até hoje, uma maneira fácil e económica de consumir vários vegetais, um elemento essencial para qualquer dieta.

 

De facto, as sopas são pouco calóricas mas são um verdadeiro cocktail de vitaminas e de minerais. Têm a grande vantagem de guardarem a qualidade nutricional dos seus ingredientes, porque, mesmo que se percam vitaminas e minerais, estas ficam sempre no caldo.

 

Segundo alguns investigadores que se dedicam ao estudo sobre o impacto que os métodos de confeção tem sobre a saúde humana, a sopa é confecionada através de um método culinário que não gera substâncias cancerígenas, porque nunca atinge temperaturas muito elevadas. Por outro lado, a cozedura dos vegetais pode até ajudar a melhorar a sua digestibilidade melhorando a sua absorção.

 

VEJA TAMBÉM: CHEGOU A ESTAÇÃO DAS SOPAS: DEIXE-SE LEVAR PELA CRIATIVIDADE PORTUGUESA

 

A sopa fornece também uma quantidade generosa de fibras alimentares. Estas são fundamentais ao funcionamento do aparelho digestivo, prevenindo o aparecimento ou o desenvolvimento de algumas doenças intestinais. Além disso, as fibras têm ainda a capacidade de bloquear a absorção de alguns açúcares e de gorduras, sendo, por isso, aliadas indispensáveis na alimentação diária.

 

Existe outra grande vantagem: permite camuflar os legumes ou produtos hortícolas que têm um sabor mais agressivo ou que não são tão apreciados. Assim, consegue-se consumir uma panóplia de vegetais que de outra forma não seriam consumidos – este facto torna-se especialmente importante quando falamos de alimentação de crianças, que, na sua esmagadora maioria, costuma não gostar de legumes.

 

As hortaliças, os legumes e as ervas aromáticas que colocamos na sopa fornecem uma excelente dose de substâncias com propriedades antioxidantes. Alguns estudos científicos mostram que estas propriedades podem ajudar a neutralizar várias substâncias tóxicas ou nefastas ao organismo.

 

VEJA TAMBÉM: SOPA: UM ALIMENTO FUNCIONAL E DESINTOXICANTE

 

Mas os benefícios da sopa não se ficam pelo campo da nutrição: pesquisas recentes referem que o consumo de sopa modifica o comportamento alimentar ao longo da refeição. Comer sopa no início da refeição contribui decisivamente para uma sensação de saciedade precoce, diminuindo a ingestão no(s) prato(s) seguinte(s).

 

Por outro lado, esta sensação de saciedade precoce também ajuda a controlar a seleção dos alimentos a ingerir, mostrando que as escolhas focam-se mais em alimentos mais saudáveis. Os consumidores diários de sopa conseguem fazer uma gestão calórica mais equilibrada e eficaz da sua alimentação.

 

Revistos que estão os benefícios, deixo uma regra importante a ter em conta: para fazer uma sopa é necessário utilizar pelo menos cinco vegetais diferentes, isto é, legumes, hortícolas e, por vezes, leguminosas. Experimente também adicionar ervas aromáticas e especiarias, uma vez que não só melhoram o sabor como permitem reduzir a quantidade de sal utilizada.

 

 

Artigo anterior

Descoberta abre caminho para a utilização do nylon em têxteis eletrónicos vestíveis

Próximo artigo

Artrites, artroses, lombalgias: medidas de prevenção para as dores de inverno