Somos mulheres, somos cíclicas
Sim, somos cíclicas e somos de fases, assim como a lua!
Certamente já ouviu falar que nós, mulheres, somos de fases. Pois digo-lhe que esta é a mais pura das verdades. Nós mulheres temos o direito de dizer que somos cíclicas, assim como também deveríamos aprender a conhecer e aceitar cada uma destas fases. E que fases são estas?
Estas fases estão diretamente ligadas ao nosso ciclo de mulher – ao período mensal -, e a todas as energias e percepções que vivemos em cada uma delas. Imersas numa sociedade patriarcal, sempre fomos levadas a acreditar que devemos ter um comportamento linear, subestimando as nossas alterações de humor, os nossos rompantes de raiva ou alegria, as nossas lágrimas e os nossos momentos de quietude.
Fizeram-nos acreditar que devemos ter o mesmo ritmo e o mesmo equilíbrio em todos os trinta dias de cada mês. Muitas vezes condenamo-nos pelas crises de choro ou pela “falta de controlo” sobre as nossas emoções, pois não queremos ser vistas como fracas ou descontroladas.
Na realidade, o que nos falta, é olhar um pouco mais para dentro e entender que podemos conhecer um pouco mais a nossa natureza cíclica e a nossa feminilidade.
Miranda Gray, no seu livro Lua Vermelha, diz que “Se as mulheres tomarem consciência de que são seres cíclicos, durante todo o período das suas vidas, irão começar a reconhecer e a aceitar mais a sua verdadeira natureza, e encontrar harmonia na sua vida”.
Nos próximos artigos, falarei um pouco mais sobre estas fases e como cheguei a elas. Por agora, sinto que devo ressaltar que, Sim, somos cíclicas e somos de fases, assim como a lua!