Somos meros números?
A digitalização é o caminho, sim, é o futuro, mas a impersonalização não pode nem deve ser o caminho.
Será que somos meros números nas nossas empresas? Em muitas empresas sim, somos apenas números.
Uns vão, outros ficam, outros chegam, para muitas empresas somos um mero número. Em muitas delas, cada vez mais se caminha no sentido de “menos pontos de contacto com o cliente” e tornar tudo mais IMPESSOAL.
Será esse o caminho? Apenas pagar a um número e não termos um ponto de contacto mais próximo e dedicado ao cliente? Para algumas empresas sim…
Mas impõe-se a questão: quem toma essas decisões também pode ser facilmente substituído, certo?
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Muitas vezes o que falta na gestão de topo das organizações são pessoas que ‘já tenham posto a mão na massa’, porque muitas vezes os gestores chegaram lá sem ter passado por funções mais operativas, o que torna grande a distância da realidade, da necessidade do cliente e daquilo que se torna efetivo.
Digitalização: o caminho?
A digitalização é o caminho, sim, é o futuro, mas a impersonalização não pode nem deve ser o caminho.
Desmaterializar processos e tornar tudo robotizado retira qualidade, valor acrescentado, importância e desvaloriza o ser humano e arrasa os profissionais.
Polivalência, eficácia, dinamismo, tudo certo… despersonalizar e desmaterializar, não!!
As empresas são feitas de pessoas. E são elas que alavancam uma empresa (e são elas que também constroem os robôs).
Sem pessoas não chegamos a lado nenhum.
Sem pessoas as empresas não existem.
Sem pessoas a gestão de topo também não precisa existir.
Tudo se torna um ciclo vicioso e desumano. Mas a verdade, a mais pura das verdades, é que se caminha para lá.
E você? Concorda com esse caminho?