Home»BEM-ESTAR»SAÚDE»Sofre de acne? Conheça os cuidados especiais a ter durante o verão

Sofre de acne? Conheça os cuidados especiais a ter durante o verão

A acne é uma das doenças de pele mais frequentes que existe, sendo também o maior motivo de consultas de dermatologia. Ainda que tímido, mas com o verão já instalado, a dermatologista Helena Toda Brito explica quais os cuidados a ter para proteger as peles acneicas.

Pinterest Google+

Segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venerologia, 80% dos jovens sofre de acne, «uma doença inflamatória crónica da pele que afeta as unidades pilo-sebáceas», explica a dermatologista. A doença caracteriza-se geralmente por pontos negros, pontos brancos internos, borbulhas vermelhas ou, nas suas manifestações mais graves, sob a forma de abcessos, cicatrizes e quistos.

 

Os tratamentos para a acne devem assim ser adaptados ao caso específico da doença já que existem tratamentos tópicos, como é o caso dos cremes, e sistémicos, administrados sob a forma de comprimidos.

 

Com a chegada do verão, surgem fatores que influenciam as peles acneicas. Alguns trazem benefícios como, por exemplo, «a pele bronzeada que mascara as borbulhas, dando por si só uma ilusão de melhoria e o sol que tem um efeito anti-inflamatório sobre a pele, acalmando as lesões inflamatórias da acne».

 

VEJA TAMBÉM: ACNE: TIRE TODAS AS DÚVIDAS

 

No entanto, a estação mais quente do ano tem também fatores que podem agravar a doença. A dermatologista Helena Toda Brito refere que «o calor provoca um aumento da transpiração, a qual bloqueia a saída dos folículos pilosos levando à acumulação de sebo (oleosidade natural da pele) e consequente agravamento da acne, tal como o sol, que não só bronzeia a pele como também escurece as marcas deixadas pelas borbulhas».

 

Há também que ter em atenção que a radiação solar danifica a pele «tornando-a mais seca, o que provoca uma resposta compensatória da pele com produção de mais sebo agravando a origem do problema, e pode também causar, sobretudo nas peles mais claras, o aparecimento súbito de lesões de acne».

 

Com todos estes fatores, os cuidados diários devem ser reforçados. A dermatologista aconselha a que «a pele seja higienizada assim que possível após transpirar, que esta higiene seja suave e não usando um produto abrasivo que possa agravar a acne. Deve também remover-se a maquilhagem antes de praticar exercício físico de modo a não bloquear os folículos pilosos».

 

VEJA TAMBÉM: TRATAMENTOS CASEIROS PARA A ACNE

 

Nos casos em que a acne afeta o tronco, a dermatologista sugere que se opte «por roupas feitas de tecidos naturais como o algodão, que deixem a pele respirar e optar também por cremes hidratantes e loções com fórmulas mais leves. Nas peles acneicas, os cosméticos utilizados devem ser sempre oil-free e não-comedogénicos, ou seja, que não obstruam os poros».

 

Com a exposição ao sol, outro fator a ter em especial atenção é a proteção da pele dos raios UVA e UVB, «o protetor solar a utilizar deve ter índice elevado, fator de proteção solar igual ou superior a 30», explica Helena Toda Brito.

Artigo anterior

A forma correta de guardar as sobras das refeições

Próximo artigo

As melhores bebidas de verão