Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Socorro! O meu cão tem pulgas!

Socorro! O meu cão tem pulgas!

Com a chegada a primavera e dos dias mais quentes, mais longos, tendemos a passar mais tempo no exterior com o nosso cão. No entanto, é também a época do ano que marca a presença de mais pulgas (e carraças) no ambiente.

Pinterest Google+
PUB

Quando o nosso cão tem pulgas começa a coçar-se com muita frequência e a mordiscar a pele para aliviar o desconforto que as pulgas causam, a andar sobre ele e ao picarem para se alimentarem.

 

O primeiro passo é ver cuidadosamente o pelo e a pele do cão. Procuramos pulgas e/ou pequenos pontos escuros na pele que fazem lembrar pimenta. Estes pontos são fezes de pulga.

 

Se verificamos que o nosso cão tem pulgas, há produtos disponíveis e recomendados pelo seu médico veterinário que são altamente eficazes e com uma ação muito rápida, controlando as pulgas também no ambiente.

 

VEJA TAMBÉM: É VERDADE QUE UM CÃO DE PELO CURTO SUJA MENOS A CASA?

 

A dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) é uma das doenças alérgicas mais comuns em cães. É causada por uma reação inflamatória exagerada à saliva da pulga que é injetada no animal no momento da picada.

 

Para eliminar as pulgas do ambiente devemos lavar frequentemente as camas e os tapetes onde o animal se deita, e aspirar as carpetes, tapetes, mantas e almofadas. O conteúdo do aspirador deve ser imediatamente eliminado para prevenir uma reinfestação.

 

Outro conselho, se a casa tem um espaço exterior, devemos evitar que seja visitado por animais errantes.

 

Na maioria das vezes, as pulgas são adquiridas quando o cão vai a um ambiente contaminado, como um jardim, um parque canino, uma casa ou um carro, que sejam frequentados por animais que têm pulgas.

 

Atualmente, o recomendado é que o nosso cão esteja protegido contra as pulgas e carraças durante todo o ano, não apenas quando começam os dias quentes.

Artigo anterior

Maximize o seu prato: os alimentos mais completos e ricos em nutrientes

Próximo artigo

Convento dos Capuchos: a espiritualidade integrada na natureza