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Sobremesas light: dicas para manter todo o sabor

O que fazer naqueles momentos em que desejamos algo diferente – um doce que não seja de fruta, mas de chocolate, suspiro, chantilly, recheios, etc.?

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Em alguns dias – mas para algumas pessoas quase todos os dias –, existe aquele momento em que há uma necessidade (muito) grande de comer um doce ou uma sobremesa.  Para quem não está de dieta, tudo fica mais fácil, mas para aquelas pessoas que seguem um plano de emagrecimento manter a “linha” e comer um docinho não combina. Por isso, qual seria a melhor opção de doces para quem quer emagrecer? A resposta é bem simples, e sem dúvidas nenhumas a melhor opção seriam as sobremesas de frutas.

 

Mas, e naqueles momentos em que desejamos algo diferente – um doce que não seja de fruta, mas de chocolate, suspiro, chantilly, recheios, etc.? Nesse caso, o melhor é seguir as recomendações seguintes de forma a diminuir o valor calórico dos seus doces e sobremesas.

 

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1.- Substitua os ovos por sementes de linhaça. Por exemplo, para substituir um ovo, coloque uma colher de sopa de sementes de linhaça triturada em 3 colheres de sopa de água. Depois de bem misturada deixe 2 minutos a repousar antes de acrescentar aos restantes ingredientes da receita. Se a preparação (o doce ou a sobremesa) já for líquida ou semi-pastosa, pode adicionar as sementes de linhaça trituradas directamente na preparação. Combina muito bem em receitas de bolos, panquecas, bolachas e biscoitos, por exemplo. Enquanto um ovo de galinha (clara mais gema) tem 70 calorias aproximadamente, uma colher de sopa de sementes de linhaça triturada tem 39 calorias.

 

Nota – estas sementes são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3, que só trazem benefícios ao nosso organismo porque ajudam aliviar tensão pré-menstrual; favorecem a circulação sanguínea, principalmente na irrigação de sangue para o cérebro; ajudam na depressão e actuam como anti-inflamatórios.

 

2.- Substitua as natas por iogurte natural magro não açucarado. Uma excelente recomendação é quando for fazer uma mousse misturar o iogurte e um pacote de gelatina em pó sem sabor – desta forma não vai afectar a consistência da receita.

 

3.- Sempre que fizer um bolo substitua o óleo ou o azeite por uma infusão de ervas, chá ou mesmo sumo de frutas. Lembre-se que uma colher de sopa de óleo (de qualquer qualidade) ou de azeite tem aproximadamente 90 calorias.

 

Por exemplo, numa das receitas de bolo de cenoura é necessário uma chávena de chá de óleo, que tem por volta de 1170 calorias. Imagine que substitui pela mesma quantidade, mas de sumo de laranja, que tem somente 160 calorias. Desta forma vai reduzir 1010 calorias na receita deste bolo! Não é uma excelente sugestão?

 

4.- Substitua o chocolate por cacau (igual ou superior a 90%) em pó. O chocolate tem na sua composição adição de açúcares e gorduras. Já o cacau em pó é o “chocolate puro” tendo propriedades muito importantes para o nosso organismo, como sendo uma excelente fonte de antioxidantes. Uma colher de sopa de cacau em pó tem, em média, 20 calorias; já o chocolate tem 60 calorias – dependendo da marca em questão.

5.- Para os amantes de salada de frutas acompanhada de natas ou de leite condensado segue uma deliciosa dica. Para deixar a salada de frutas mais saborosa, por exemplo, faça um molho de iogurte natural magro (cabe a si optar pela versão açucarada ou não) batido com maracujá. Aquele travo meio azedo do maracujá juntamente com o sabor doce das frutas deixam esta simples sobremesa mais sofisticada e deliciosa!

 

6.- Sempre que possa substitua o ingrediente da versão normal pela versão mais magra. Embora a versão mais magra esteja relacionada com o teor em gordura, logo puder ter mais açúcar, é importante salientar que 1 grama de gordura tem 9 calorias, enquanto 1 grama de açúcar apresenta 4 calorias. Isto significa que a receita terá uma diminuição importante do valor calórico da preparação final.

 

7.- Uma outra recomendação fundamental e que ajuda a diminuir bastante o valor calórico é substituir o açúcar por adoçante (que possa suportar temperaturas elevadas – caso seja necessário ir ao forno ou ao fogão).

 

As recomendações anteriores são importantes para diminuir o valor calórico e aumentar o valor nutricional das sobremesas. A redução do teor em gorduras ajuda até mesmo aquelas pessoas que estão com o colesterol elevado.

Na realidade o flavour (aroma e sabor) do doce ou da sobremesa não vai ser igual à receita original, mas acredite… é muito mais saudável!

 

Nota – Estas recomendações são conselhos relacionados com o bem-estar e para beneficiar a saúde, e não são só recomendações para quem tem interesse em emagrecer.

 

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