Home»GLAMOUR»MODA»Sobrancelhas são o traço facial mais importante

Sobrancelhas são o traço facial mais importante

Além de serem essenciais no processo de reconhecimento facial, as sobrancelhas têm um papel fundamental na expressão das emoções. E as mais cheias, como as de Cara Delenvigne, voltaram a estar na moda.

Pinterest Google+
PUB

As tendências de beleza têm definido diferentes formas e espessuras para as sobrancelhas, tornando-as um importante ponto na ideia de um rosto agradável. Foi este traço que tornou Cara Delenvigne tão famosa. Toda a gente deseja ter as sobrancelhas cheias da modelo, levando ao aumento do número de intervenções para implante de pelo nas sobrancelhas.

Mas um artigo recente publicado pela “Yahoo!Health” chama a atenção para o facto das sobrancelhas terem um papel muito mais importante do que apenas a beleza. Antes de mais, na prática, estes pelos têm a importante função de reter a poeira, sujidade e suor, para que estes não cheguem aos olhos. São aquilo a que os cientistas chamam de um mecanismo de proteção.

Mas, mais do que isso, as sobrancelhas são o traço facial que mais se destaca, tendo por isso um importante papel para o reconhecimento facial de alguém. Um estudo conduzido em 2003 pela Universidade de Lethbridge, no Canadá, e publicado no jornal “Perception”, mostrou aos participantes 25 imagens de celebridades sem sobrancelhas e logo depois 25 imagens de celebridades sem olhos. Os participantes conseguiram identificar corretamente 56 por cento das celebridades sem olhos mas apenas 46 por cento das celebridades sem sobrancelhas.

Ainda, as sobrancelhas têm um importante papel social porque são fundamentais na leitura das emoções. A forma das sobrancelhas e como estas se movem ajudam-nos a descodificar o que os outros pensam e sentem, tornando-se uma espécie de assinatura, explica o professor Javid Sadr, envolvido no estudo. «Se as sobrancelhas não estão no rosto, isto atrapalha a forma como o sistema visual atua para encontrar e processar rostos.»

Izzat Jarudi, coautor do estudo, falou sobre o sucesso de Cara Delenvigne explicando que, como naturalmente as mulheres têm sobrancelhas mais finas e arqueadas, uma mulher que opte por sobrancelhas mais espessas, habitualmente masculinas, vai destacar-se. «Não acho que uma modelo vá optar pela monosobrancelha ao estilo de Frida Kahlo, mas se as sobrancelhas forem um pouco mais espessas e menos arqueadas, a mulher vai definitivamente chamar a atenção.»

O especialista explicou que, até agora, as sobrancelhas mais finas e arqueadas eram mais apelativas para o homem. Mas a tendência recente das sobrancelhas grossas pode ser um reflexo de uma cultura crescentemente feminista, tal como nos anos 80 as mulheres começaram a usar chumaços para definir os ombros, algo que, até então, pertencia ao sexo masculino.

Por Joana de Sousa Costa

Artigo anterior

Empresa cria impressora de fotos no telemóvel

Próximo artigo

Menu da última refeição servida no Titanic a leilão