Home»FOTOS»Sintra abre Centro de Interpretação da Natureza

Sintra abre Centro de Interpretação da Natureza

Iniciativa vai sensibilizar os visitantes para os cuidados a ter com o ambiente e transmitir conhecimento sobre a fauna e a flora presentes nos ecossistemas únicos desta região.

Pinterest Google+

A serra de Sintra vai ter pela primeira vez um Centro de Interpretação da Natureza, dirigido às escolas e às famílias, com o objetivo de promover o contacto com a natureza, a sensibilização ambiental e o conhecimento sobre a fauna e a flora presentes nos ecossistemas únicos que caracterizam esta região. Localizado no Parque de Monserrate, o espaço é inaugurado a 17 de outubro.

 

Através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais didáticos, vai ser possível recuar milhões de anos, embarcando numa longa viagem que começa na formação da Serra de Sintra, atravessa os períodos mais marcantes da história da região e termina nos nossos dias, com o esplendor de uma paisagem única, integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais e distinguida pela UNESCO como património cultural da humanidade.

 

VEJA TAMBÉM: À DESCOBERTA DE UMA VILA DE SINTRA DIFERENTE

 

O Centro de Interpretação da Natureza conta ainda com um aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho do Parque Natural e que vem permitir às crianças a descoberta e exploração de um habitat único, com espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa. Destaque também para o modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, que explica a biologia da árvore.

 

Este novo centro de aprendizagem e de descoberta nasce num edifício de arquitetura singular e com enquadramento na paisagem envolvente, que data de 1920 e que foi atelier de pintura de Sir Francis Cook, bisneto do 1º Visconde de Monserrate. A requalificação global de que foi objeto devolveu-lhe a dignidade e dotou-o das infraestruturas necessárias para acolher este projeto.

 

VEJA TAMBÉM: UM PASSEIO POR SINTRA: O QUE NÃO PODE PERDER

 

O Centro de Interpretação da Natureza é especialmente dirigido a grupos escolares e famílias com crianças, entre os 6 e os 12 anos. Veja imagens na galeria acima.

 

Entradas:

Programa escolas: 5€/aluno.

Programa famílias: 8€/participante.

Horário: Todos os dias, mediante marcação prévia, através de info@parquesdesintra.pt ou 21 923 73 00 (dias úteis das 9h30 às 18h30)

 

 

Artigo anterior

Recorde: Alimentos que fortalecem o sistema imunitário

Próximo artigo

Projeto envia sms mensal para relembrar necessidade de fazer autoexame da mama