Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Síndrome pré-menstrual: causas, sintomas e tratamentos

Síndrome pré-menstrual: causas, sintomas e tratamentos

Em 85% das mulheres em idade fértil, ocorrem ciclicamente, cerca de 15 dias antes da menstruação, uma série de alterações físicas e emocionais que podem causar perturbações a vários níveis. Sabia que é mais frequente entre os 25 e os 45 anos e nas mulheres que já tiveram filhos?

Pinterest Google+

Em 85% das mulheres em idade fértil, ocorrem ciclicamente, cerca de 15 dias antes da menstruação, uma série de alterações físicas e emocionais conhecidas como síndrome pré-menstrual ou SPM. As queixas variam de gravidade, sendo em muitas mulheres uma desagradável e frequente causa de perturbação no relacionamento pessoal ou mesmo profissional.

 

Sintomas de SPM 

Os sintomas são variados e podem afetar vários órgãos e sistemas. Muitas mulheres têm “desejos” por alimentos salgados ou doces (como o chocolate), outras perdem o apetite e sentem-se obstipadas ou com aerocolia (aumento de gases no intestino).

O acne é outro dos avisos de que o período se aproxima, causado pelo efeito das alterações hormonais na pele.

A dor (nas costas, cabeça, mama e articulações) pode também ser bastante incómoda e incapacitante, mas as oscilações imprevisíveis do humor são provavelmente a mais desagradável e disruptora manifestação de SPM. Irritabilidade, raiva, discussões desajustadas, depressão e ansiedade surgem “do nada” nos dias que precedem o período. Algumas mulheres chegam a referir perdas de memória e de concentração nesse nessa altura.

 

VEJA TAMBÉM: CONTROLAR O SISTEMA HORMONAL TAMBÉM ESTÁ NAS SUAS MÃOS. VEJA COMO

É também importante referir que certas patologias crónicas, podem ser agravadas pela SPM, como por exemplo:

– Asma e alergias;

– Depressão e ansiedade;

– Epilepsia;

– Enxaqueca.

Os sintomas de SPM podem ser semelhantes ou coincidentes com os sintomas da perimenopausa, da depressão ou ansiedade, do síndrome de fadiga crónica, de doenças da tiroide, ou do síndrome do cólon irritável. A grande diferença é que, no SPM, temos um aparecimento e desaparecimento cíclicos dos sintomas nitidamente relacionados com o ciclo menstrual.

 

VEJA TAMBÉM: STRESS NAS MULHERES DIMINUI COM A IDADE

 

Quem tem SPM?

Qualquer mulher em idade fértil pode ter SPM, mas é mais frequente entre os 25 e os 45 anos e nas mulheres que já tiveram filhos.

 

Causas da SPM

Ninguém sabe a causa exata, mas as oscilações hormonais durante o ciclo menstrual (da progesterona e estrogénios) desencadeiam a maioria das queixas. Também algumas substâncias químicas a nível do cérebro (neurotransmissores) parecem ter alguma importância. Poderá também haver um papel de certas vitaminas e sais minerais e certas substâncias alimentares (sal, álcool ou cafeína) podem agravar os sintomas. O síndrome pré-menstrual pode estar relacionado com fatores sociais, culturais, biológicos e psicológicos.

Artigo anterior

Portugueses gastam menos em bens essenciais para a prática de exercício do que em medicamentos

Próximo artigo

Já conhece o primeiro museu subaquático da Europa?