Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Tem uma amizade tóxica? Conheça os sinais de uma amizade negativa

Tem uma amizade tóxica? Conheça os sinais de uma amizade negativa

As relações podem fazer-nos bem ou mal. Aprenda a identificar os sinais de amizades tóxicas e as características das pessoas que não quer ter por perto, segundo os especialistas da revista 'Psychology Today'.

Pinterest Google+
PUB

Negativismo: Se, sempre que está com determinada pessoa, sente sinais de stress no seu corpo, não pode ser bom sinal. Por isso aprenda a identificar os seus instintos e a forma como estes se manifestam. Estarmos rodeados de pessoas negativas pode mesmo afetar a nossa saúde.

 

Exigente: Tal como nas relações amorosas, também nas amizades é preciso ter em atenção o equilíbrio da relação. Não é justo que um amigo exija constantemente atenção e a sua presença e, em troca, não esteja presente. Além disso, um amigo verdadeiro deve compreender que a amizade não pode ser exigida, é oferecida. Arranje forma de se afastar destas pessoas.

 

Interesse: Aqueles amigos que apenas nos ligam quando precisam de um favor, um contacto profissional ou até mesmo de alguém com quem ir beber um copo ao sábado à noite, não acrescentam muito à nossa vida. A amizade deve ser constantemente regada, de forma espontânea e totalmente desinteressada.

 

VEJA TAMBÉM: AMIZADES TÓXICAS: QUEM SÃO E COMO LIDAR COM ELAS

 

Falsidade: Aquele amigo que diz que quer muito ver o seu sucesso mas, ao mesmo tempo, faz comentários negativos ou pouco construtivos sobre as situações que partilha com ele ou vai comentar as conversas com terceiros, não tem boas intenções.

 

Falta de palavra: Aquela pessoa que promete “mundos e fundos” e, no final das contas, nunca cumpre, não está verdadeiramente empenhada em manter a vossa amizade nem tem respeito por si.

 

Desconfiança: Se não pode confiar em alguém, como pode chamá-lo de amigo? Um amigo é o nosso braço direito, o nosso confidente e a pessoa em quem podemos confiar em qualquer situação. Se alguma atitude despoleta desconfiança, será difícil recuperá-la.

mulher a olhar

Competição: É comum haver alguma competição entre amigos mas é importante identificar quando esta deixa de ser saudável e engraçada e passa a ser vivida de forma negativa por uma das partes. Um amigo verdadeiro fica feliz com os seus sucessos e pode desejar o mesmo para si próprio, mas sem sentir inveja.

 

Conflituoso: Se tem um amigo que constantemente critica outros amigos, por ciúme ou maldade, pense se quer manter esta relação. As pessoas que precisam de estar constantemente em conflito com alguém tendem a arrastar os que os rodeiam para as suas guerras.

 

Falta de encorajamento: Um elogio, mesmo pequeno, é muitas vezes o combustível que nos faz continuar. Um amigo deve elogiar mais do que ninguém e ser capaz de nos fazer ver os aspetos positivos das situações mais negativas. Se há um amigo que apenas lhe mostra o lado negro, afaste-se imediatamente.

 

 

Artigo anterior

A antiga Feira Alternativa regressa como Festival de Bem-Estar

Próximo artigo

Grilos comestíveis chegam às prateleiras do Continente