Home»S-Vida»Sinais de stress surpreendentes

Sinais de stress surpreendentes

Além dos sintomas de stress comuns, como dores de cabeça ou ataques de pânico, há sinais menos óbvios que se revelam no seu corpo e que deve conhecer.

Pinterest Google+
PUB

Gordura abdominal

O stress pode facilitar a acumulação de gordura na zona abdominal. Quando nos sentimos ansiosos, o corpo liberta adrenalina e cortisol, que causam a sensação de fome, que geralmente só é satisfeita com hidratos de carbono ou gorduras, que vão para a zona abdominal.

 

Tremores nos músculos

Sentir os músculos a tremer, especialmente os dos olhos, é um sinal de stress muito comum porque o stress pode causar espasmos na pálpebra. Apesar deste sintoma não ser doloroso, pode tornar-se irritante, especialmente se durar muito tempo. A boa notícia é que é um problema fácil de controlar, pois geralmente para quando os níveis de stress descem.

 

Sonhos bizarros e recorrentes

Ter sonhos muito vívidos e estranhos ou sonhar com a mesma coisa todas as noites pode ser um sinal de stress. Mesmo que lhe pareça que consegue lidar com estes sonhos, não os desvalorize e tente perceber o que pode estar na sua base. Até porque sonhos recorrentes, especialmente se forem desagradáveis, podem trazer problemas para adormecer, enquanto que sonhos muito vívidos não permitem o descanso necessário.

 

VEJA TAMBÉM: O STRESS E A ANSIEDADE FAZEM COMER MAIS

 

Problemas de estômago e intestino

O estado mental e emocional têm forte impacto no estômago. Os intestinos, por estarem ligados ao estômago, facilmente sofrem as consequências. Os sintomas podem ir dos mais leves, como as chamadas “borboletas” e indisposição a sintomas mais graves como dores de barriga constantes, diarreia, alergias e até úlceras. O exercício físico ajuda a combater estes problemas.

 

Dores de dentes ou no maxilar

Mesmo que consiga desvalorizar o stress, o seu subconsciente não o esquece e, à noite, pode levá-lo a ranger os dentes, causando estes sintomas. Para além de isto poder causar problemas de dentes permanentes, vai ter a sensação de maxilar dorido.

 

Comichão e pele irritada

Se a sua pele está hidratada e, ainda assim, sente comichões, é possível que seja culpa do stress. Também o surgimento de um eczema antigo ou novo é sinal de alarme, pois o stress diminui o sistema imunitário, deixando a pele mais suscetível a infeções ou irritações.

 

Acne

Se, de repente, tem uma crise de acne inesperada, saiba que o stress causa inflamação e oleosidade nos poros, o que causa acne nos adultos. Se já tentou cremes específicos, cortar certos alimentos ou outras curas, e o problema se mantém, pense se a causa poderá ser o stress.

 

Menstruação irregular e dores

Para algumas mulheres, a semana da menstruação é sempre difícil e dolorosa. Mas se o stress se instala é certo que as cãibras e dores vão ser mais fortes. Nalguns casos, a ansiedade causa atrasos na menstruação e pode até fazer com que ela páre, a chamada amenorreia. O descontrolo das hormonas é pouco saudável além de, em casos extremos, poder causar problemas de infertilidade.

 

Ficar doente regularmente

É claro que uma gripe ou indisposição podem acontecer a qualquer um. Mas se sente que é atacada por um vírus antes de cada evento importante, então provavelmente o culpado é o stress. Este diminui o sistema imunitário, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.

 

 

Artigo anterior

Cuidados de pele para homem segundo um dermatologista

Próximo artigo

Turismo voluntário: uma forma diferente de viajar pelo mundo