Sinais de stress surpreendentes
Além dos sintomas de stress comuns, como dores de cabeça ou ataques de pânico, há sinais menos óbvios que se revelam no seu corpo e que deve conhecer.

Gordura abdominal
O stress pode facilitar a acumulação de gordura na zona abdominal. Quando nos sentimos ansiosos, o corpo liberta adrenalina e cortisol, que causam a sensação de fome, que geralmente só é satisfeita com hidratos de carbono ou gorduras, que vão para a zona abdominal.
Tremores nos músculos
Sentir os músculos a tremer, especialmente os dos olhos, é um sinal de stress muito comum porque o stress pode causar espasmos na pálpebra. Apesar deste sintoma não ser doloroso, pode tornar-se irritante, especialmente se durar muito tempo. A boa notícia é que é um problema fácil de controlar, pois geralmente para quando os níveis de stress descem.
Sonhos bizarros e recorrentes
Ter sonhos muito vívidos e estranhos ou sonhar com a mesma coisa todas as noites pode ser um sinal de stress. Mesmo que lhe pareça que consegue lidar com estes sonhos, não os desvalorize e tente perceber o que pode estar na sua base. Até porque sonhos recorrentes, especialmente se forem desagradáveis, podem trazer problemas para adormecer, enquanto que sonhos muito vívidos não permitem o descanso necessário.
VEJA TAMBÉM: O STRESS E A ANSIEDADE FAZEM COMER MAIS
Problemas de estômago e intestino
O estado mental e emocional têm forte impacto no estômago. Os intestinos, por estarem ligados ao estômago, facilmente sofrem as consequências. Os sintomas podem ir dos mais leves, como as chamadas “borboletas” e indisposição a sintomas mais graves como dores de barriga constantes, diarreia, alergias e até úlceras. O exercício físico ajuda a combater estes problemas.
Dores de dentes ou no maxilar
Mesmo que consiga desvalorizar o stress, o seu subconsciente não o esquece e, à noite, pode levá-lo a ranger os dentes, causando estes sintomas. Para além de isto poder causar problemas de dentes permanentes, vai ter a sensação de maxilar dorido.
Comichão e pele irritada
Se a sua pele está hidratada e, ainda assim, sente comichões, é possível que seja culpa do stress. Também o surgimento de um eczema antigo ou novo é sinal de alarme, pois o stress diminui o sistema imunitário, deixando a pele mais suscetível a infeções ou irritações.
Acne
Se, de repente, tem uma crise de acne inesperada, saiba que o stress causa inflamação e oleosidade nos poros, o que causa acne nos adultos. Se já tentou cremes específicos, cortar certos alimentos ou outras curas, e o problema se mantém, pense se a causa poderá ser o stress.
Menstruação irregular e dores
Para algumas mulheres, a semana da menstruação é sempre difícil e dolorosa. Mas se o stress se instala é certo que as cãibras e dores vão ser mais fortes. Nalguns casos, a ansiedade causa atrasos na menstruação e pode até fazer com que ela páre, a chamada amenorreia. O descontrolo das hormonas é pouco saudável além de, em casos extremos, poder causar problemas de infertilidade.
Ficar doente regularmente
É claro que uma gripe ou indisposição podem acontecer a qualquer um. Mas se sente que é atacada por um vírus antes de cada evento importante, então provavelmente o culpado é o stress. Este diminui o sistema imunitário, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.