Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Sinais de que precisa de um aparelho ortodôntico

Sinais de que precisa de um aparelho ortodôntico

Todos nós gostaríamos de ter um sorriso bonito e confiante. No entanto, a necessidade de cuidarmos da nossa saúde oral vai mais além do que uma questão estética. Obviamente que os motivos estéticos são válidos para procurar tratamento ortodôntico, mas as razões funcionais são a grande vantagem do tratamento ortodôntico.

Pinterest Google+

Saiba alguns dos sinais de que poderá necessitar de tratamento ortodôntico:

 

1- Dentes tortos: este é talvez o motivo que mais leva as pessoas a procurar o seu médico dentista para a colocação de um aparelho;

 

2- Dentes separados: a presença de dentes afastados uns dos outros pode ser indicativo de necessidade de tratamento ortodôntico. No entanto, há que fazer uma avaliação minuciosa de toda a cavidade oral, pois poderá estar também a perder suporte ósseo, o que leva a essa separação.

 

3- Mordida inadequada: neste item agrupam-se, por exemplo, a mordida cruzada, em que os dentes da mandíbula “fecham” por fora dos dentes do maxilar superior, e a mordida em tesoura, em que os dentes superiores “abraçam” completamente os dentes inferiores, não havendo contato oclusão entre eles.

 

4- Dores na mandíbula: as dores na mandíbula podem ter variadas causas, nomeadamente problemas nas articulações temporomandibulares e também problemas com dentes desalinhados, podendo ter indicação para tratamento ortodôntico.

 

5- Dificuldade na dicção: esta situação é menos comum mas poderá ser causada pela má posição dentária e/ou por maus hábitos da língua.

 

6- Dores de cabeça: os problemas dentários podem levar a dores de cabeça, o que diminui em muito a qualidade de vida e bem-estar.

 

7- Dores nos ouvidos: outro problema que pode ocorrer pela má posição dentária é a dor no ouvido.

 

Fazer tratamento ortodôntico pode ser o que é preciso para melhorar a sua qualidade de vida e aumentar a autoestima. Se tiver alguma dúvida, contacte um médico dentista, que irá esclarecer e aconselhar sobre a necessidade de tratamento e qual o tipo mais adequado para o seu caso.

 

 

 

Artigo anterior

Sete lugares secretos para uma aventura em Portugal

Próximo artigo

Os diferentes tipos de amigos: qual é o seu perfil?