Home»VIDA»CARREIRA»Empreendedorismo: sete passos para impulsionar a sua carreira ou negócio

Empreendedorismo: sete passos para impulsionar a sua carreira ou negócio

Arregace as mangas e defina um plano concreto para impulsionar a sua carreira ou negócio. Hoje é Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

Pinterest Google+

1 – Seja a melhor: Não é possível ser a melhor em tudo, mas sim a melhor numa área específica. Tentar ser bom a tudo dispersa a sua energia e não cria um fator de diferenciação. Defina claramente qual é essa área e concentre os seus esforços em ser a melhor nisso.

 

2 – Defina objetivos para si: Não se consegue chegar a lado nenhum se não tivermos objetivos. Porquê? Porque isso está diretamente relacionado com a nossa programação cerebral. Hoje em dia ouvimos com bastante frequência falar em objetivos (de vida, profissionais), mas não nos dizem que, segundo alguns estudos, apenas 7% da população mundial tem metas ou objetivos de vida definidos. Não nos dizem que apenas 3% os têm escritos. Da mesma forma que também não nos dizem que essas estatísticas correspondem às pessoas que mais sucesso têm!

 

VEJA TAMBÉM: É WORKAHOLIC? CONHEÇA OS SINAIS DE ALERTA

 

3 – Estabeleça as suas prioridades: Na maior parte das vezes, achamos que sabemos quais são as nossas prioridades, mas quando analisamos onde colocamos a nossa atenção ao longo do dia verificamos que afinal não demos a atenção adequada ao que era realmente importante.

 

4 – Foque-se no que é importante: Faça um diagrama das áreas principais da sua vida e determine o grau de importância que cada uma tem. Sim, porque o trabalho é só uma parte dela e se os outros domínios da nossa vida não estiverem equilibrados, acabará por afetar diretamente a nossa parte profissional.

 

5 – Informe as pessoas: Comunique os seus objetivos, a sua visão, as suas expectativas. Se as partes interessadas (stakeholders) da nossa vida não partilharem esta informação sobre nós e nós, ao mesmo tempo, sabermos sobre elas, dificilmente teremos sucesso.

 

VEJA TAMBÉM: GOSTARIA DE TRABALHAR EM CASA? EXIGE REGRAS…

 

6 – Esteja visível e preparada para se destacar: Como costumo dizer, de nada serve ter um produto fantástico, neste caso VOCÊ, se ninguém sabe que existe. Tome a iniciativa num projeto, assuma a palavra numa reunião, participe em eventos do seu setor, voluntarie-se em alguma atividade que esteja alinhada com os seus valores (à partida lá estarão pessoas que estão em sintonia consigo e com quem valerá a pena trabalhar).

 

7 – Encontre um mentor: Quer esteja no início da sua carreira ou já tenha alguns anos de experiência, ter alguém que a possa guiar e fornecer-lhe conselhos irá ajudá-la e ao mesmo tempo desafiá-la, dar-lhe uma direção e ampliar os horizontes.

 

Lembre-se sempre de que tudo do que realmente precisa está dentro de si!

Artigo anterior

De Carneiro a Peixes: previsões astrológicas para 2020

Próximo artigo

Estratégias alimentares para ossos saudáveis