Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Sete benefícios do sumo de ananás

Sete benefícios do sumo de ananás

Várias pesquisas associam o ananás a inúmeros benefícios para a saúde. É normalmente recomendado em dietas de emagrecimento, mas também traz benefícios à saúde cardiovascular, digestiva e reduz a inflamação. Conheça de seguida sete benefícios do sumo deste fruto para a saúde comprovados pela ciência.

Pinterest Google+

1 – É rico em nutrientes

Por ser rico em manganês, cobre e vitaminas B6 e C, o ananás pode desempenhar um papel importante na saúde óssea, imunidade, cicatrização de feridas, produção de energia e síntese de tecidos. Também contém vestígios de ferro, cálcio, fósforo, zinco e vitamina K, além de várias vitaminas do complexo B, representando assim um suplemento importante para a saúde geral do corpo, explica o site de nutrição, Authority Nutrition.

 

Um copo de sumo de ananás contém:

Calorias: 132

Proteína: menos de 1 grama

Gordura: menos de 1 grama

Hidratos de carbono: 33 gramas

Açúcares: 25 gramas

Fibra: menos de 1 grama

Manganês: 55% da DDR

Cobre: ​​19% da DDR

Vitamina B6: 15% da DDR

Vitamina C: 14% da DDR

Tiamina: 12% da DDR

Folatoa: 11% da DDR

Potássio: 7% da DDR

Magnésio: 7% da DDR

 

VEJA TAMBÉM: COM OU SEM CASCA? COMO DEVE SER INGERIDO O QUIVI?

 

2 – Contém compostos benéficos adicionais

Além de ser rico em vitaminas e minerais, o sumo de ananás é uma boa fonte de antioxidantes, que são compostos vegetais benéficos que ajudam a manter o corpo saudável. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os compostos instáveis ​​conhecidos como radicais livres, que podem acumular-se no corpo devido à poluição, stress ou dieta não saudável e causar danos às células.

 

Especialistas acreditam que os antioxidantes presentes no sumo de ananás, particularmente vitamina C, beta-caroteno e vários flavonóides, têm potenciais efeitos benéficos. Este sumo também contém bromelina, um grupo de enzimas que reduz a inflamação, promove a digestão e fortalece a imunidade do corpo.

 

3 – Pode suprimir a inflamação

O sumo de ananás contém bromelina, um grupo de enzimas que pode ajudar a reduzir a inflamação causada por trauma, lesões, cirurgia, artrite reumatoide ou osteoartrite. Algumas pesquisas sugerem que esse composto pode ser tão eficaz quanto os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) – mas com menos efeitos colaterais.

 

Na Europa, a bromelina está aprovada para uso reduzir a inflamação causada por trauma ou cirurgia, bem como para tratar feridas cirúrgicas ou queimaduras profundas.

 

VEJA TAMBÉM: ELAS CHEGARAM! TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE CEREJAS

 

4 – Pode aumentar sua imunidade

Este sumo pode contribuir para um sistema imunológico mais forte. Também pode ajudar a aumentar a eficácia dos antibióticos. No entanto, são necessários mais estudos antes que conclusões fortes possam ser tiradas, revela Alina Petre, dietista, no seu artigo na plataforma Authority Nutrion.

 

Também aqui é a bromelina, uma mistura de enzimas naturalmente encontradas neste sumo, que pode ativar o sistema imunológico. A bromelina também pode melhorar a recuperação de infeções, como pneumonia, sinusite e bronquite, principalmente quando usada em combinação com antibióticos.

 

5 – Pode ajudar na digestão

As enzimas do sumo de ananás funcionam como proteases. Estas ajudam a quebrar a proteína em subunidades menores, como aminoácidos e peptídeos pequenos, que podem ser mais facilmente absorvidos pelo intestino.

 

A bromelina também aqui pode ajudar particularmente a melhorar a digestão em pessoas cujo pâncreas não produz enzimas digestivas suficientes – uma condição médica conhecida como insuficiência pancreática. Pesquisas em animais sugerem que a bromelina também pode ajudar a proteger o intestino de bactérias nocivas causadoras de diarreia, como E. coli e V. cholera. Além disso, também pode ajudar a reduzir a inflamação intestinal em pessoas com distúrbios inflamatórios do intestino, como a doença de Crohn ou colite ulcerosa.

 

Dito isto, a maioria dos estudos investigou o efeito de doses concentradas de bromelina, e não de sumo de ananás, e muito poucas foram realizadas em seres humanos. Portanto, são necessárias mais pesquisas, adverte a especialista.

 

VEJA TAMBÉM: HÁ SAL PARA TODOS OS GOSTOS, MAS QUAL O MELHOR?

 

6 – Pode promover a saúde do coração

Estudos em laboratório e em animais sugerem que a bromelina pode ajudar a reduzir a pressão alta, impedir a formação de coágulos sanguíneos e minimizar a gravidade da angina de peito e ataques isquémicos transitórios – duas condições de saúde causadas por doenças cardíacas.

 

7 – Pode ajudar a combater certos tipos de canco

O sumo de ananás pode ter efeitos potenciais no combate ao cancro. Novamente, isso é provavelmente em grande parte devido ao seu conteúdo de bromelina. Alguns estudos sugerem que a bromelina pode ajudar a prevenir a formação de tumores, reduzir o seu tamanho ou até causar a morte de células cancerígenas. No entanto, esses estudos usaram quantidades concentradas de bromelina muito mais altas do que aquelas que se ingere ao beber um copo de sumo de ananás.

 

 

 

Artigo anterior

Doentes e profissionais de saúde temem efeito da COVID-19 no agravamento da obesidade em Portugal

Próximo artigo

Cientistas descobrem proteína que contribui para o surgimento de doenças do coração