Home»VIDA»CARREIRA»Ser líder à distância: como 2020 revolucionou a gestão de equipas?

Ser líder à distância: como 2020 revolucionou a gestão de equipas?

2020 foi sem dúvida alguma um ano desafiante. Não deixou ninguém indiferente, todos ficámos com marcas deste ano. E as empresas foram as que mais tiveram de se reinventar.

Pinterest Google+
PUB

Para algumas empresas portuguesas o teletrabalho era um bicho de sete cabeças, no que tocava sobretudo à gestão de equipas.  Como fazê-lo? Como contactar com as equipas? Como dar-lhes suporte? Como analisar a produtividade?

 

Estas e muitas outras questões passaram pelas cabeças dos responsáveis das equipas. Mas os confinamentos obrigatórios, as restrições circulação e o teletrabalho imposto pelo Governo dissiparam as respostas.

 

Tem dúvidas de como gerir uma equipa à distância? Deixamos aqui algumas dicas de como fazê-lo.

 

– Reuniões de equipa e individuais regulares: peça aos seus colaboradores para ligarem a webcam (se não tiverem façam uma chamada de vídeo via WhatsApp). Conversem, “olhem olhos nos olhos”, esclareçam dúvidas, pergunte como vai a equipa e o colaborador a nível individual, falem sobre “tudo e sobre nada”, façam um coffe time… reinventam-se, mas estejam em contacto permanente (sem ser excessivo nem controlador, claro).

 

– Analise as estatísticas ? e dê feedback.

 

– Desafie os colaboradores a obter melhores resultados, levando obviamente em conta que precisam de ser motivados e, por isso, esse desafio precisa de ter alguma compensação, por exemplo, monetária.

 

– Faça inquéritos de satisfação para saber como estão a sentir-se os seus colaboradores, em que é que a empresa pode melhorar, manter ou eliminar como estratégia em relação à liderança/teletrabalho.

 

Colaboradores satisfeitos e com um bom suporte, mesmo que à distância, são mais produtivos, mais eficazes e mais felizes.

 

Já falou com a sua equipa hoje?

 

Artigo anterior

Comportamento: ano novo, metas novas

Próximo artigo

Quer iniciar-se no desporto e está com dúvidas? Conheça o ideal para cada signo